Teste: novos trens da CPTM na Lapa

Jornal da Tarde - Terça-feira, 21 de agosto de 2007

ter, 21/08/2007 - 17h20 | Do Portal do Governo

Jornal da Tarde

Já estão em fase de testes – na Capital, no bairro da Lapa (Zona Oeste) – 10 carros (vagões) que comporão os novos trens que vão operar na Linha C – Celeste da CPTM, que corre paralela à Marginal do Pinheiros. A linha, que hoje vai de Osasco a Jurubatuba, vai ganhar mais 8,5 km e três estações até dezembro: Autódromo, Interlagos e Grajaú. A Linha C vai ser integrada às Linhas 4 e 5 do Metrô.

Ao todo, a CPTM adquiriu 12 novos trens, cada um com 4 carros, que serão fabricados pela Alstom. Os trens serão os mais modernos de toda a frota da CPTM. Terão ar condicionado, bancos anatômicos e som ambiente, além de um sistema computadorizado de monitoramento de falhas em tempo real e frenagem dinâmica (antitravamento, para paradas seguras mesmo com chuva).

Internamente, a maior novidade ficará por conta de painéis luminosos, que vão apontar por escrito quais serão as próximas estações e os lados em que as portas se abrem em cada uma delas. Os corrimãos também serão luminescentes: em casos de falta de energia, vão brilhar para orientar os passageiros.

Segundo o diretor de transportes da Alstom, Ramon Fondevila, as composições começam a chegar no fim do ano.

Elas custarão R$ 150 milhões e serão testadas em uma linha de 1,5 km, que a empresa mantém em parceria com a CPTM, da Lapa ao Piqueri (Zona Norte).