Teste de visão gratuito no metrô

O Estado de São Paulo - Sexta-feira, dia 16 de junho de 2006

sex, 16/06/2006 - 10h52 | Do Portal do Governo

No Tatuapé, médicos fazem exames de prevenção de catarata, glaucoma e astigmatismo

Moacir Assunção, TATUAPÉ

De segunda-feira até sábado da próxima semana, a população vai poder cuidar da saúde ocular, por meio da campanha Invista na Sua Vista, promovida, gratuitamente, pelo Instituto Cema, em um estande na Estação Tatuapé do Metrô. Lá, haverá exames de catarata, glaucoma, miopia, astigmatismo e hipermetropia, além de conversas com os médicos de plantão, das 9 às 17 horas – com exceção do dia 24, em que o atendimento está previsto para até 14 horas.

Os profissionais vão trabalhar com aparelhos lâmpada de fenda – para investigar a catarata – e autorefrator para examinar miopia, astigmatismo e hipermetropia. Outros pessoas passarão pelo tonômetro, para medir a pressão intra-ocular – principal forma de diagnosticar o glaucoma.

De acordo com o oftalmologista do Cema, Pedro José Monteiro Cardoso, os casos mais graves que forem detectados vão para tratamento. “Ainda não temos idéia de quantas pessoas serão atendidas, mas faremos a medição da pressão ocular e todos os exames necessários. A idéia é estimular a população a cuidar dos olhos, sempre lembrando que nas doenças oculares a prevenção é o melhor tratamento.

A campanha é aberta à população, independentemente de idade. “No estande faremos uma triagem, esclareceremos dúvidas, mas as pessoas que apresentarem alguma complicação serão encaminhadas ao Cema, para uma avaliação mais completa e precisa da doença”, completa o médico. O hospital fica na Rua do Oratório, 1.369, na Mooca.

Campanha: Invista na sua vista – Cheque sua saúde ocular. De 19 a 23 de junho. Estande do Cema no Metrô Tatuapé. Mais informações: 6192-6512