Telemedicina: novo centro conecta HC ao mundo

O Estado de S. Paulo - Terça-feira, 6 de julho de 2004

ter, 06/07/2004 - 11h16 | Do Portal do Governo

O Cetec permitirá tramissão de cirurgias, consultas simultâneas e educação a distância

Evanildo da Silveira

O Hospital das Clínicas (HC), da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), inaugurou ontem o Centro de Tecnologia Integrada em Telemedicina, por meio do qual seus médicos e especialistas poderão dar cursos de capacitação e educação continuada para profissionais ou estudantes de medicina de outras instituições do País. O Cetec também permitirá interconsultas médicas (quando um médico pede uma segunda opinião a um colega), transmissão de cirurgias e discussão de casos clínicos. É o que se chama de teleeducação e teleassistência.

Construído com financiamento de R$ 110 mil da Fundação Faculdade de Medicina da USP, o Cetec tem equipamentos que permitem a conexão, por videoconferência e internet, com qualquer região do País ou mesmo do exterior. ‘Com isso, os médicos e profissionais de saúde do complexo HC poderão colocar seus conhecimento e experiência ao alcance de hospitais, universidades e instituições públicas e privadas de todo o Brasil’, disse o médico György Miklós Böhm, responsável pela disciplina de Telemedicina da FMUSP.

Como demonstração das possibilidades abertas pelo Cetec, parte de uma cirurgia de vesícula que estava sendo realizada no centro cirúrgico do HC, no 9.º andar, foi transmitida ao vivo, por um telão de videoconferência instalado no auditório, no 5.º andar, onde estava ocorrendo a cerimônia de sua inauguração. Também foi mostrado um caso clínico. Um médico explicou à platéia do auditório, por videoconferência, o caso dermatológico da paciente que examinava.

Segundo o coordenador da disciplina de Telemedicina da FMUSP, Chao Lung Wen, esses recursos poderão ser usados para otimizar o sistema de saúde do Brasil. ‘Muitos deslocamentos de pacientes poderão deixar de ser feitos’, disse. ‘Um clínico geral do interior, por exemplo, poderá consultar um especialista do HC. Ele envia imagens, dados e exames do paciente por videoconferência e o especialista pode indicar a conduta ou procedimento que ele deve tomar naquele caso.’

Na verdade, o Cetec é mais um centro a se integrar à Estação Digital Médica, uma rede nacional que a FMUSP vem estruturando desde 2003. Ela usa tecnologia para interligar universidades, hospitais e postos de saúde. Além de melhorar a assistência médica, a rede também visa à educação à distância.

Hoje já integra hospitais e universidades de cerca de 20 cidades nas cinco regiões do País.