Telefônica vai dar 5 dias de desconto na fatura mensal

O Estado de S.Paulo - Terça-feira, 15 de julho de 2008

ter, 15/07/2008 - 15h23 | Do Portal do Governo

O Estado de S.Paulo

O caos na internet ocorrido entre os dias 2 e 3 de julho em todo o Estado de São Paulo renderá um desconto de cinco dias na fatura mensal aos assinantes do Speedy, serviço de banda larga da Telefônica. Foi o acerto feito ontem entre a empresa de telefonia – responsabilizada pela pane que afetou pelo menos 2 milhões de clientes e vários serviços do governo estadual -, o Ministério Público Estadual e a Fundação Procon.

Em nota, a Telefônica disse esperar “que essas medidas reparem os transtornos causados a seus clientes”. Para o Procon, que classificou o acordo como “compromisso preliminar”, foi a “forma de compensar os transtornos sofridos pelos consumidores individualmente” – o órgão, vinculado à Secretaria da Justiça, ressaltou que novos compromissos serão negociados “para tratar da reparação dos danos coletivos”, citando eventual “recolhimento de valor para o Fundo Estadual de Interesses Difusos”.

No acordo de ontem, a Telefônica também ficou obrigada a abrir um canal de atendimento exclusivo para responder às reclamações, individualizadas, de vítimas do apagão. E ficou estabelecido um prazo de 15 dias para que a companhia respondesse a essas reclamações.

Os cinco dias de desconto acertados ontem referem-se às 36 horas em que a Telefônica admite que o serviço de acesso à internet “apresentou problemas”, “acrescido de crédito, a título de compensação, equivalente a 84 horas, calculadas sobre o valor da assinatura mensal do Speedy”.

Outros órgãos de defesa do consumidor, como o Idec e a Pro-Teste, consideraram a proposta da Telefônica “tímida”. O MP reafirmou que a medida não encerra o processo e que novos acordos terão de ser discutidos e negociados. A Telefônica informou que “já iniciou diálogo com os clientes empresariais e governamentais para definir as compensações aplicáveis a cada um deles”.

A pane afetou 407 municípios paulistas e paralisou 50% dos serviços públicos municipais e estaduais na capital. Órgãos federais também foram prejudicados. A Telefônica detectou a falha em um roteador – aparelho que direciona conexões entre redes -, em Sorocaba. A causa da pane ainda não foi identificada.