Tecnologia a serviço da população

Diário do Litoral

qui, 05/11/2009 - 10h44 | Do Portal do Governo

Com o passar do tempo tem-se a impressão de que o planeta está cada vez menor. Antigamente, os viajantes levavam meses e até mesmo anos, para concretizarem seus desejos de aventura e descobertas de novas paragens. Hoje, é possível cobrir grandes distâncias, atravessar países, ir de um polo ao outro da Terra em questão de horas. 

Tudo graças aos avanços da ciência, decorrentes da Revolução Industrial. Atualmente, vivemos de maneira intensa a Era da Informação.  O mundo se transformou numa aldeia global interligada pela rede mundial de computadores. 

Para tirar proveito dos avanços da tecnologia, o governo de São Paulo lançou o Programa de Gestão Governamental (PGG) – parceria entre a Secretaria Estadual de Gestão Pública e o Tribunal de Contas do Estado (TCE). 

A iniciativa busca capacitar, por meio do sistema de videoconferência, servidores municipais, visando melhorar o planejamento e o acompanhamento da gestão dos recursos públicos nos 644 municípios de São Paulo – exceto a Capital, dotada de seu próprio Tribunal de Contas. Os participantes, distribuídos por 82 pontos do Estado, recebem o conteúdo do programa emitido de um estúdio na Capital.  

O mesmo recurso nós utilizamos para implantar a Tecnologia para a Rede de Escolas de Governo.  O programa, chamado de Tec-Reg, busca integrar as escolas de governo, visando otimizar as ações de gestão e formação dos servidores públicos paulistas. 

Por ser semipresencial, os cursos dispensam os interessados de se deslocarem de sua região de trabalho para poder estudar. Segundo estudo, isso reduz custos da ordem de 95%, pois evita que o servidor gaste com estadia, transporte e alimentação. 

Assim, nós temos procurado lançar mão do que há de mais moderno em termos tecnológicos para poder promover, capacitar e democratizar a informação, tornando as ações administrativas mais ágeis e eficientes em benefício não só do servidor público, mas de toda a nossa população. 

Sidney Beraldo é secretário de Gestão Pública