Taxa de aprovados da rede pública é alta

Folha de S. Paulo

qua, 10/11/2010 - 8h09 | Do Portal do Governo

Dentre os calouros da Unesp em 2010, 36% eram oriundos de escolas estaduais, municipais ou federais

A Unesp (Universidade Estadual Paulista) realiza no domingo a primeira etapa do seu vestibular, que teve 83.319 inscritos.

Entre as estaduais, é a universidade com maior percentual de alunos oriundos da rede pública.

Neste ano, 36% de seus calouros saíram de escolas estaduais, municipais ou federais. Na USP o percentual foi de 25%, e na Unicamp, 29%.

Com oferta de 6.484 vagas, a instituição está presente em 23 cidades de São Paulo -de São José dos Campos, com 615 mil habitantes, a Rosana, com cerca de 20 mil.

Para Tânia Macedo de Azevedo, diretora acadêmica da Vunesp (responsável pelo vestibular da Unesp), os números são resultado do esforço da faculdade em ser uma instituição que atende todo o Estado de São Paulo.

“Estamos bem distribuídos em São Paulo, com boas alternativas de cursos. Com isso, o aluno não precisa sair da sua região para fazer uma faculdade”, diz Tânia.

É o que ocorre com o Thiago Inácio Caretta, 18. Morador de Bauru (345 km de SP), ele vai prestar engenharia mecânica no campus de sua própria cidade. Para entrar na Unesp, Caretta faz um cursinho ligado à própria instituição -o Primeiro de Maio, que funciona no prédio da faculdade de engenharia da Unesp em Bauru.

O cursinho é uma das estratégias da Unesp para “fisgar” os estudantes saídos do ensino médio. A universidade também promove visitas às escolas públicas paulistas por meio de embaixadores, professores e alunos que divulgam a instituição. “Visitamos metade das salas de aula em 2010”, conta Tânia.

A Unesp oferece ainda desconto de 75% na inscrição para alunos da rede pública.