Tatuí ganha posto do Acessa SP

Diário de Sorocaba

ter, 11/08/2009 - 9h00 | Do Portal do Governo

A população de Tatuí receberá um posto do Acessa SP, programa de inclusão digital do Governo Paulista. A instalação da unidade no Município foi oficializada na quinta-feira (6), no Paço Municipal, com a assinatura do convênio pelo secretário de Estado de Gestão Pública, Sidney Beraldo, e pelo prefeito local, Luiz Gonzaga Vieira de Camargo. 

O posto do Acessa SP vai funcionar anexo à Biblioteca Municipal, situada à praça Martinho Guedes, 12 – Centro. Com capacidade para oferecer mensalmente 3 mil acessos gratuitos à Internet banda larga, vai dispor de 10 computadores para os moradores de Tatuí. A previsão de entrega da Unidade é dezembro deste ano. 

A partir da instalação do Posto, a região de governo de Itapetininga passa a contar com 11 unidades do Acessa SP (já são atendidos pelo Programa os municípios de Alambari, Angatuba, Boituva, Campina do Monte Alegre, Capela do Alto, Cerquilho, Guareí, Itapetininga, São Miguel Arcanjo e Sarapuí). Também há postos em implantação nos municípios de Cesário Lange e Quadra que, após instalados, farão com que a região de Itapetininga tenha 100% de cobertura do programa de inclusão digital do Governo Paulista. 

“O Acessa SP tem um grande alcance social, na medida em que atendemos cidadãos de todas as idades que não têm computador em casa. Por esta razão, iniciamos em 2007 o Plano de Expansão, com o compromisso de atender com o Programa a todos os municípios do Estado que manifestarem interesse”, afirmou, na oportunidade da assinatura do convênio, o secretário estadual de Gestão Pública, Sidney Beraldo. 

Iamspe dará atendimento ao servidor público estadual – O secretário estadual de Gestão Pública, Sidney Beraldo, também aproveitou sua passagem por Tatuí na quinta-feira (6), para a celebração do contrato entre o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) com a Prefeitura e a Santa Casa de Misericórdia local. O evento foi realizado igualmente no Paço Municipal, com a presença do prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo, vereadores, secretários municipais e do superintendente do Iamspe, Latif Abrão Júnior.

Com a assinatura do contrato e o credenciamento de médicos da cidade, pela primeira vez os funcionários públicos estaduais de Tatuí terão atendimento médico hospitalar no próprio Município. Até agora, os usuários dispunham de atendimento no Hospital Regional de Itapetininga ou na Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba. O contrato, que amplia o atendimento médico oferecido aos 2.567 usuários do Iamspe na cidade, deve beneficiar, pelo menos, outros 5.386 servidores e seus dependentes de cidades próximas a Tatuí, como Alambari, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Guareí, Iperó, Laranjal Paulista, Quadra, Pereiras, Porangaba, Tietê e Torre de Pedra. No total, serão beneficiados 7.953 usuários na região de Sorocaba, que concentra 49.934 servidores e dependentes do Iamspe. 

Com a assinatura do acordo, a Santa Casa passa local a oferecer aos usuários do órgão consultas ambulatoriais, além de exames de laboratório, de imagem como ultrassonografia, endoscopias e serviços de fisioterapia. O contrato vale por 30 meses, com repasse mensal de R$ 25 mil, e prevê também atendimentos de urgência e emergência, além de internações e cirurgias. O valor total do contrato assinado é de R$ 750 mil.