Tamanduateí vai ganhar Metrô

Jornal da Tarde - Terça-feira, 19 de julho de 2005

ter, 19/07/2005 - 9h42 | Do Portal do Governo

O anúncio foi feito ontem pelo governador Geraldo Alckmin, que liberou a primeira verba para levar a Linha 2 da estação Ana Rosa até a Tamanduateí e lá promover conexão com o ABCD pelos trens da CPTM. Três novas estações começam a operar em 2006

Camila Anauate

No comando de uma escavadeira, o governador Geraldo Alckmin derrubou ontem um pedaço da parede que separava os dois lados do túnel nas escavações para a expansão da Linha 2 (Verde), da estação Ana Rosa até a Ipiranga. O ato simbólico representou mais um passo nas obras que devem ser entregues já no ano que vem. Alckmin aproveitou o evento para anunciar a liberação de R$ 20 milhões para o projeto executivo das duas estações seguintes, Sacomã e Tamanduateí. A estação Vila Prudente também consta do projeto de ampliação.

‘Nós vamos, nos próximos dias, autorizar R$ 20 milhões para fazer o projeto executivo das estações Sacomã e Tamanduateí’, anunciou o governador. A expansão é importante porque integrará o Metrô, na estação Tamanduateí, com a linha D da CPTM, que vem do ABCD. ‘Vai ocorrer grande otimização, porque o trem se integra com o Metrô na estação Tamanduateí e depois pode continuar até a estação Vila Prudente.’

O acesso à região da Avenida Paulista também será facilitado. Em poucos minutos, quem vier do ABCD ou da Baixada Santista e estiver na estação Imigrantes, na avenida Ricardo Jafet, chegará à estação Paraíso. De ônibus, o trajeto dura até 40 minutos, em horário de pico.

Outro ponto que terá o acesso facilitado é o Museu do Ipiranga, importante ponto turístico da Capital. ‘As obras facilitarão a ida ao museu, que eu julgo estar em um local isolado’, afirmou o Secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes.

‘O Metrô é o caminho em uma cidade tão motorizada como São Paulo. Esse é mais um passo para o transporte coletivo, de alta capacidade, qualidade e transporte limpo, que não polui a cidade’, defendeu Alckmin.

A linha 2 opera hoje, da estação Vila Madalena até a estação Ana Rosa, com 14 trens pelos 7 km de extensão. Com a ampliação, que prevê três novas estações – Chácara Klabin, Imigrantes e Ipiranga – , passará a 10,4 km, com capacidade para 90 mil usuários a mais por dia. Hoje 280 mil passageiros utilizam a linha diariamente.

Para atender a nova demanda, de 90 mil usuários a mais por dia, até a estação Ipiranga, a companhia deve comprar mais dois trens, segundo o secretário Jurandir Fernandes. Do Ipiranga até a estação Tamanduateí, serão necessários mais nove trens. ‘Definiremos a compra até o fim do ano. Em agosto, faremos um balanço das obras e aí saberemos o quanto investir’, afirmou o secretário. Segundo Fernandes, cada trem com seis carros custa US$ 12 milhões.

O Metrô já totalizou 61% das escavações da obra de extensão da Linha 2. As estações Chácara Klabin e Imigrantes serão entregues em março do ano que vem. Já a estação Ipiranga, em setembro. ‘Primeiro o trem roda experimentalmente, sem cobrar o bilhete do passageiro, e depois de 60 dias, comercialmente’, explicou Alckmin.