Taiaçupeba integrará hidroanel

O Diário de Mogi

qui, 14/05/2009 - 9h00 | Do Portal do Governo

O Departamento Hidroviário (DH) da Secretaria de Transportes do Estado de São Paulo divulgou o projeto de criação de um hidroanel metropolitano, utilizando a conexão entre o Rio Tietê e Rio Pinheiros, que serão ligados às represas Billings e Taiaçupeba, essa última em Mogi das Cruzes. A meta é transportar, também por água, a carga que hoje é levada ao Porto de Santos ou a pontos de distribuição somente pelas estradas.

De acordo com o projeto, comandado pelo engenheiro Frederico Bussinger, diretor do DH, a ideia custaria cerca de R$ 2 bilhões, sendo que um terço desta verba seria usada na construção de um canal de 25 quilômetros ligando as duas represas. O tempo estimado para a conclusão das obras é de 20 anos.

No trecho da represa mogiana, no Distrito de Taiaçupeba, segundo o DH, haveria cinco quilômetros navegáveis. O projeto do governo visa, com a interligação entre o Tietê e o Rio Pinheiros às represas, o transporte de material pesado como concreto e lodo de estação de tratamento, utilizando, ainda, outros meios de transporte para isso.

Atualmente, o Tietê já conta com 41 quilômetros navegáveis no trecho urbano, entre a Barragem da Penha, na Zona Leste, e a de Edgar de Souza, localizada em Santana do Parnaíba.

Há um estudo do Departamento Hidroviário para identificar grupos que poderiam utilizar o Tietê para o transporte, como empresas do ramo da construção civil e até mesmo a Sabesp que transportaria o lodo das estações de tratamento em barcaças pelo rio.

Para dar prosseguimento ao hidroanel será necessário rebaixar trechos da calha do Rio Pinheiros, como no Tietê, além da delimitação do percurso das embarcações na represa Billings. Todas essas obras já foram projetadas em gestões passadas e se fala em usar o Tietê para transportar cargas e pessoas desde 1924. Há informações de que, em 1960, foi feito um estudo detalhado para transportar hortaliças e frutas de Mogi para a Capital, mas sem prosseguimento.

Melhoria nas vias

O tão conhecido trânsito caótico de São Paulo e a poluição advinda dos veículos diminuiriam com o hidroanel, segundo a Secretaria de Transportes do Estado. O fato é que, hoje, mais de 400 mil viagens são feitas, diariamente, pelas pistas da Marginal, contribuindo para o transporte de 1 bilhão de toneladas de carga por ano.

Com o transporte pela água, menos caminhões estariam nas ruas, beneficiando o meio ambiente, o trânsito e dando boa utilidade para o Tietê.