Sutaco cadastra artesãs na Associação Despertar

Diário de S.Paulo - Segunda-Feira, dia 10 de abril de 2006

seg, 10/04/2006 - 12h27 | Do Portal do Governo

Agora elas podem emitir nota fiscal e participar de feiras oficiais

O dia do cadastramento realizado na sede da Associação Comunitária Despertar será sempre lembrado por 25 artesãs formadas pela instituição. Ao se cadastrarem na Sutaco (Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades), essas artistas receberam uma carteira de profissional do artesanato e, assim, passam a ter o direito de utilizar serviços oferecido pelo órgão, como emissão de notas fiscais e a oportunidadade de participar de feiras oficiais.

A Sutaco é um órgão vinculado à Sert (Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho), do governo do Estado de São Paulo. O objetivo da instituição é valorizar o artesanato e implementar ações de desenvolvimento sustentável para o setor. Atualmente a Sutaco conta com aproximadamente 43.500 artesãos cadastrados.

O cadastramento oferece vantagens interessantes como um espaço de venda de produtos para aqueles que passaram, por exemplo, por cursos de organizações sociais e que realizam projetos de geração de renda.

Para se cadastrar na Sutaco é necessário que o artesão passe por uma entrevista e que seu trabalho seja avaliado pela comissão técnica, que classificará o produto, a matéria-prima e a produção.

Claudete Morza, responsável pelo cadastramento das artesãs na Associação Comunitária Despertar, afirma que essas 25 artesãs fazem “produtos de excelente acabamento e qualidade, tanto para comercialização no mercado nacional como para exportação”.

No dia do cadastramento estiveram presentes três representantes da Sutaco que, na ocasião, avaliaram a produção das artesãs.

As artesãs que acabam de ser cadastradas passaram pelo programa social “Mãos do Futuro Costurando a Cidadania”, desenvolvido pela Associação Comunitária Despertar, que tem como objetivo contribuir para a reintegração social de mulheres pela capacitação em trabalhos manuais (artesanato e costura), o que significa uma oportunidade para esses artistas se destacarem no mercado de trabalho.

Criada em 1994, a Associação Comunitária Despertar promove ações de capacitação e geração de renda para a comunidade do Jardim Vilas Boas (Zona Sul de São Paulo). As oficinas de capacitação da Associação Comunitária Despertar existem desde 2002 e só em 2005 formou 1.240 artesãs.

Assim como essas artesãs, todos os que concluírem as oficinas a partir de abril participarão do processo de cadastramento da Sutaco.

As peças produzidas por essas artesãs podem ser vistas hoje no shopping Market Place, no Balcão da Cidadania, parceria com CVSP (Centro de Voluntariado de São Paulo).

Serviço

Sutaco

Tels. (11) 3241-7334 e (11) 3241-7342

www.sutaco.com.br

Associação Comunitária Despertar

Tels. (11) 5621-0901 e (11) 5621-0001

www.despertar.org.br