Surto de conjuntivite registra queda no Estado

A Tribuna - Santos - Quinta-feira, 6 de janeiro de 2005

qui, 06/01/2005 - 9h33 | Do Portal do Governo

Da Reportagem

A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo afirma que o índice de conjuntivite teve uma queda de 90% no número de casos, na comparação das estatísticas dos anos de 2003 e 2004.

Apesar disso, com a chegada do verão e com a proximidade do Carnaval, a incidência de contágio da doença é motivo de preocupação das autoridades de saúde, uma vez que ela costuma aparecer em períodos mais quentes, que propiciam aglomerações de pessoas.

A doença teve 9.319 registros em todo o território paulista durante o ano passado, enquanto que em 2003 foram 114.565, reflexo dos surtos de conjuntivite que proliferaram em todo o País naquele ano.

A doença é diagnosticada pela inflamação da membrana conjuntiva que cobre o olho e a superfície interna das pálpebras.

Como evitar

Graziela Almeida da Silva, de setor de Oftalmologia da secretaria de Estado, salienta que ‘‘é de extrema importância agir corretamente durante o tratamento’’.

Lavar as mãos e o rosto com frequência, com água e sabão e evitar coçar os olhos, pois assim as chances de proliferação diminuem, estão entre as recomendações. Além disso, é conveniente não dividir o uso de objetos pessoais como travesseiros, toalhas, lençóis, lápis de olho e copos, evitando também frequentar as piscinas.

Para o tratamento, é preciso lavar os olhos com água limpa, fervida e posteriormente fria. Depois procure ajuda médica.