Supletivo de fim de semana: última chance

Jornal da Tarde - São Paulo - Segunda-feira, 28 de fevereiro de 2005

seg, 28/02/2005 - 10h00 | Do Portal do Governo

O prazo de inscrição para que jovens e adultos participem do novo sistema de ensino termina hoje

MARIANA MAZIERO

Hoje é o último dia para quem quiser fazer a inscrição e participar do programa Escola da Juventude, do governo do Estado. O projeto foi lançado para dar uma nova oportunidade de estudo aos jovens de 18 a 29 anos que ainda não conseguiram completar o ensino médio. Com aulas aos fins de semana, muitos poderão voltar a estudar.

Ele foi desenvolvido pela Secretaria Estadual de Educação, que percebeu que muitos jovens abandonam os estudos por ter de se dedicar ao trabalho durante a semana.

A idéia principal é cercar de oportunidades aqueles que precisam trabalhar e não encontram outra opção. A iniciativa pode trazer também novas perspectivas para o jovem buscar maior destaque no mercado de trabalho.

Cerca de 300 escolas do Estado de São Paulo vão sediar o programa, que deve começar no próximo dia 5, com 30 mil vagas. Esse número de vagas determinado, de início, serve para confirmação da necessidade do projeto. O secretário Estadual de Educação, Gabriel Chalita, garantiu, durante o lançamento do Escola da Juventude, que, se a quantidade de interessados for maior que o número de vagas, é possível ampliá-las, para ninguém perder a oportunidade.

Ainda não há dados precisos sobre quantos jovens e adultos estão com os estudos pendentes, por isso, é difícil determinar o número de vagas necessárias para atender a todos.

A promessa é usar novas tecnologias da informação para acelerar a aprendizagem. Com a ajuda de laboratórios de informática, salas de vídeo e internet, os três anos do ensino médio comum serão reduzidos para um ano e meio. Assim mesmo, os alunos terão todas as disciplinas tradicionais e aulas de inclusão digital. O diploma do ensino médio será entregue depois da conclusão de todas as atividades.

Para saber quais são as escolas participantes, é necessário ligar para 0800-770-0012.

A Escola da Juventude

  • O que é?
    É um projeto para que jovens e adultos possam concluir o ensino médio em um ano e meio, com aulas apenas aos fins de semana.

  • Como vai funcionar?
    O curso está dividido em três tipos de atividades: as curriculares presenciais, que são aulas das disciplinas tradicionais aos sábados e domingos; as de inclusão digital, que também ocorrem aos fins de semana durante uma hora e meia; e as individuais, para serem feitas durante a semana.

  • Quantas vagas existem?
    São 30 mil vagas, mas a Secretaria Estadual da Educação garante que, se houver mais inscritos, todos serão atendidos.

  • Quando começam as aulas?
    A previsão é de que tenham início em 5 de março.

  • Onde serão?
    O projeto começará em 300 escolas estaduais, mas a expectativa é de que esteja presente em todas até o fim do ano. Cada escola terá 100 vagas.

    Para se inscrever é preciso…
    … ter concluído o ensino fundamental;
    … estar entre os 18 e os 29 anos de preferência;
    … ir a uma das escolas participantes até hoje. Para saber qual fica mais próxima de você, ligue no 0800-7700012 ou procure a diretoria de ensino da sua região;
    … levar um documento de identidade original (RG, certidão de nascimento ou de reservista) e o histórico escolar do ensino fundamental.