Superpoliciamento faz roubos diminuírem em SP

Jornal da Tarde - Sábado, 7 de fevereiro de 2004

seg, 09/02/2004 - 9h12 | Do Portal do Governo

A patrulha, com cães, militares a pé, de moto, e de bicicleta, apoiados por 22 trailers móveis e funcionando 24 horas fez os roubos caírem na região central

RENATO LOMBARDI

Um novo tipo de policiamento com a utilização de cães, militares a pé, de moto, e de bicicleta, apoiados por 22 trailers móveis e funcionando 24 horas vem sendo aplicado pela Polícia Militar desde a semana passada, na região central da cidade e em alguns pontos da periferia considerados críticos.

Uma experiência bem sucedida, no Vale do Anhangabau, entre março e novembro de 2003, motivou o comando geral da Polícia Militar a criar mais 21 trailers. ‘Este tipo de base móvel deu certo. Os furtos e roubos de carteiras, bolsas, celulares, documentos, diminuíram em 50% no Anhangabau e o esquema que deu certo foi ampliado’, disse o tenente-coronel Roberto Rodrigues, comandante do 7º Batalhão que atua na região central da Capital.

Os trailers foram projetados especialmente para este tipo de trabalho. Em dez minutos podem ser desmontados e o carro terá condições de se deslocar para outro local. ‘Além do combate à criminalidade nossos policiais têm se aproximado cada vez mais da comunidade e isto é importante’, afirmou Rodrigues.

Um destes trailers se tornou a Base de Policiamento com Cães que desde a última segunda-feira vem percorrendo alguns pontos de alta incidência de furtos e roubos. O trailer é diferente dos demais.

Tem seis gaiolas para os cães, ar condicionado, geladeira para deixar água e remédio para os animais, mesa para quatro pessoas e armário para armas e equipamentos. Um tenente faz o patrulhamento de carro no apoio aos policiais a pé e com os cães.

O trailer canil funciona de segunda à sábado das 8 às 18 horas e a cada dia da semana os cães estarão reforçando o policiamento ostensivo preventivo.

São sete policiais e seis cachorros. ‘Os cães auxiliam na prevenção, repressão e na aproximação com a população’, declarou o capitão Daniel Augusto Ramos Ignácio que comanda o canil central.

Os trailers normais tem duas bicicletas, duas motos, uma Blazer e dez policiais em cada turno de 12 horas: dois para bicicleta, dois para motos, dois para carros, dois fixos na base e dois circulando a pé para reforçar a segurança numa extensão de até 600 metros do local onde a base está instalado.

O tenente-coronel Rodrigues explicou que os policiais com moto e bicicleta terão condições de se deslocar com maior rapidez na perseguição aos criminosos.

Para emergências, como a falta de luz, os carros tem gerador e os policiais estão orientados a registrar os acidentes de trânsito.

Os trailers, com exceção do canil, estão no Anhangabau, Praça da Sé, e nos principais cruzamentos e avenidas das cidade.