Superleite ajuda pacientes com câncer

Jornal da Tarde

qui, 21/05/2009 - 8h00 | Do Portal do Governo

Mistura de leite integral com leite em pó evita desnutrição durante a quimioterapia

Em vez de esperar sentada por várias horas enquanto o marido passava por mais uma sessão de quimioterapia no Instituto do Câncer, Neuza dos Santos Souza, de 45 anos, participou de um curso de culinária no hospital. Com outras 14 pessoas, ela aprendeu a fazer um leite fortificado para ser consumido pelo marido.

O que, a princípio, pode parecer sem sentido, ganha lógica com o fato de que muitos portadores de câncer que passam por quimioterapia sofrem de desnutrição. Os efeitos colaterais das sessões provoca enjoos, diarreias, náuseas e perda de apetite. “Esses efeitos indesejados contribuem para a perda de peso”, diz a gerente de Nutrição do Instituto do Câncer, Suzana Lima.

Daí veio a ideia de passar aos acompanhantes a receita desse leite fortificado, a ser ingerido pelos pacientes. O modo de preparo é simples e leva dois ingredientes: leite integral e leite em pó desnatado. A mistura pode ser tomada pura ou em qualquer receita que normalmente leve leite.

Alimento reforçado

Anteontem, durante o primeiro curso, além do modo de preparo, os participantes aprenderam a utilizar o leite fortificado no purê de batata, milk shake e mingau. A nutricionista diz que a receita foi criada pelo Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos.

Suzana explica que a receita, apesar de simples, tem grande potencial proteico e calórico – ideal para pessoas que comem pouco ou nada. Segundo a nutricionista, 250 ml de leite integral têm cerca de 145 kcal e 7,6 g de proteína. Adicionando o leite em pó desnatado, a quantidade de calorias aumenta três vezes (para 495 kcal) e, de proteínas, cerca de cinco vezes (para 40,6 g). “O interessante é aumentar seu potencial nutritivo num pequeno volume.”

Segundo a nutricionista, outros cuidados devem ser tomados com pacientes que passam por quimioterapia com problemas alimentares. “Existem orientações específicas para cada situação.” Por exemplo, quem apresenta feridas na boca (mucosites) deve evitar alimentos ácidos – como o limão e a laranja. Os que sofrem de náuseas e vômitos podem deixar de lado comidas sólidas e dar preferência alimentos menos consistentes – como sopas e mingaus – e em menor quantidade.

Neuza, que participou do curso anteontem, disse que o marido, Zezito Rodrigues de Souza, de 47 anos – que faz tratamento contra o câncer há quase um ano – tem dificuldades em se alimentar. “Ele fica enjoado”, diz a mulher que é do interior da Bahia e veio com ele a São Paulo para o acompanha durante as sessões quimioterápicas. “Um dia quer uma coisa, outro dia quer outra: tem hora que quer maçã, depois sopa, banana, carne, frango. mas, às vezes, não quer comer nada. Espero que o leite ajude.”

A receita

Os cursos de culinária do Instituto do Câncer (Icesp) são abertos apenas para acompanhantes de pacientes em tratamento no hospital. Eles vão ocorrer uma vez por mês. Informações no telefone 3893-2065 . Abaixo, a receita do leite fortificado:

Ingredientes
Uma xícara de leite integral
Uma xícara de leite em pó desnatado

Preparo
Primeiro, despeja-se o leite integral no liquidificador. Aos poucos, mistura-se o leite em pó desnatado ao leite integral. Se misturar tudo de uma vez, o leite fica empelotado. A receita pode ser usada pura ou em qualquer prato que leve leite, como bolos e mingaus.