SP vai vacinar 12 mi contra o sarampo

Metro

qui, 04/11/2010 - 8h26 | Do Portal do Governo

Faixa etária para imunização é de 1 a 19 anos

Estado não registra casos da doença desde 2000

A Secretaria de Estado da Saúde espera vacinar cerca de 12,2 milhões de paulistas entre 1 e 19 anos contra o sarampo. Apenas na capital devem ser imunizados 3,2 milhões de crianças e jovens. Desde 2000, São Paulo não registra nenhum caso, mas, após notificações no Pará, Rio Grande do Sul e Paraíba, a secretaria decidiu reforçar a prevenção no Estado, porque no período de férias muitos jovens viajam para várias cidades do Brasil e do exterior.

Segundo o calendário oficial de imunização, a primeira dose da vacina contra o sarampo deve ser tomada aos 12 meses de idade, com reforço entre 4 e 6 anos. Pessoas com até 19 anos que não receberam, comprovadamente, a segunda dose, também podem tomar a vacina. A vacina é oferecida gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e é a única maneira eficaz de prevenção à doença.

Segundo a secretaria, a faixa etária foi escolhida porque as pessoas entre 20 e 39 anos já foram imunizadas com uma vacina dupla (rubéola e sarampo), em 2008. O sarampo é uma doença infecciosa e altamente contagiosa. Os principais sintomas são febre alta, tosse intensa, conjuntivite e manchas ásperas avermelhadas na pele.