SP vai monitorar mutações de vírus

Folha de S. Paulo - Quarta-feira, 16 de junho de 2004

qua, 16/06/2004 - 9h44 | Do Portal do Governo

Da Reportagem Local

O Estado de São Paulo ganhou ontem um grupo que vai atuar no monitoramento da circulação do vírus da gripe. O Grog (Grupo de Observação Regional da Gripe) vai trabalhar integrado à rede mundial que fornece informações sobre a doença à OMS.

É a partir dessas informações que a OMS recomenda aos laboratórios farmacêuticos a composição da vacina, de acordo com a mutação do vírus observada ao redor do mundo.

Neste ano, por exemplo, pesquisadores do Instituto Adolfo Lutz já descobriram que 95% dos vírus causadores dos surtos de gripe no Estado de São Paulo são do tipo H3N2 (conhecido por Fujian).

Segundo Luiz Jacinto da Silva, coordenador dos institutos de pesquisa da Secretaria da Saúde e que também vai gerenciar o Grog, a partir da criação do grupo, será possível expandir o número de centros de coleta de pacientes com sintomas de gripe e reforçar o sistema de vigilância existente.

Além disso, essas análises vão revelar localização geográfica, sazonalidades, pico de incidência, grupos etários mais afetados e características do vírus.

Um grupo com o mesmo nome já funcionou no Brasil de 1995 a 2000, em parceria com o Instituto Adolfo Lutz e o Centro de Controle de Prevenção de Doenças de Atlanta (EUA), mas quem detinha a sigla era a multinacional Aventis Pasteur, que agora cedeu a marca ao governo do Estado.

O geriatra João Toniolo Neto, da Unifesp, que coordenou o antigo grupo e que faz parte do atual, diz que a idéia é que o Grog funcione como um grande banco de dados sobre doenças respiratórias.