‘SP vai crescer mais do que o Brasil’

Jornal da Tarde - São Paulo - Terça-feira, 21 de dezembro de 2004

ter, 21/12/2004 - 9h07 | Do Portal do Governo

A economia paulista deverá crescer pouco mais de 7% este ano e superar em cerca de 2 pontos a média nacional, de 5,2%. Com esse dado e a previsão de aumento para os investimentos do Estado em 2005, o governador Geraldo Alckmin PSDB abriu ontem o balanço de seu governo, após reunião com o secretariado.

Os investimentos da administração direta, indireta, estatais, autarquias e concessionárias deverá sair de R$ 6 bilhões registrados em 2004 para R$ 7 bilhões no próximo ano.

‘Isso mostra que o ajuste fiscal em São Paulo foi sério porque estamos reduzindo impostos e aumentando o investimento. Mostra eficiência’, afirmou o governador, principal nome do PSDB para a sucessão presidencial.

Alckmin ainda anunciou a extinção de 17. 913 cargos no serviço público. Vagas que estão desocupadas hoje, segundo ele, entre cargos de livre provimento (de confiança) ou concursadas. ‘Não são demissões. É para não termos a tentação de ocupá-los.’

O governador passou a manhã reunido com o secretariado e vários assessores. Abriu a reunião para que a imprensa acompanhasse enquanto lia um resumo das ações do Estado. Bem antes, o secretário da Casa Civil, Arnaldo Madeira, foi o primeiro a falar e deu o tom político do encontro. ‘Estamos entrando na fase mais política do governo, na reta final’, relatou um dos participantes. ‘Ele (Madeira) lembrou que a oposição já está politizando todas as ações do governo e os secretários precisam estar atentos a isso e dar atenção à Assembléia Legislativa.’

O crescimento do PIB paulista, segundo o governador Alckmin, deve-se principalmente ao aumento das exportações, que também tiveram melhor desempenho em São Paulo do que no resto do País.