SP terá rádio educativa para pais, alunos e professores

O Estado de S.Paulo - Segunda-feira, 23 de abril de 2007

seg, 23/04/2007 - 13h10 | Do Portal do Governo

O Estado de S.Paulo

Resultado de uma mudança na abordagem do tema pela Fundação Padre Anchieta, será lançada oficialmente amanhã a Rádio Educação, a primeira do gênero no País voltada para conteúdos da educação escolar para pais, alunos e professores. A rádio será uma nova versão da antiga Cultura AM, que trabalhava com uma programação variada, e terá seu sinal distribuído gratuitamente para todo o território nacional.

Outra iniciativa anunciada no mesmo dia será a criação do Núcleo de Educação da TV Cultura, voltado para produção de conteúdos que ajudem professores e educadores a se preparar para a sala de aula. Serão produzidos programas para televisão e CD para distribuição gratuita nas escolas da rede pública.

“Consideramos a educação um dos problemas mais graves do País, e a rádio AM tradicionalmente atinge uma população de baixa renda, com poucos acessos. Por isso, decidimos que essa rádio teria seu foco totalmente direcionado para isso”, afirma Marcos Mendonça, diretor-presidente da Fundação Padre Anchieta. “O objetivo é criar produtos para o professor, o aluno e o estudante.”

Após entrevista ao Estado, na sexta-feira, Mendonça renunciou ao cargo em favor do jornalista Paulo Markun, que concorre à eleição para a presidência da fundação com indicação do governo.

BOLETINS E RADIONOVELA

A rádio inicialmente terá uma programação das 5 horas à 1 hora. Haverá um jornal com notícias da educação, de acontecimentos atuais e culturais, com três edições diárias; boletins diários mostrando fatos e histórias que acontecem dentro da escola; uma espécie de radionovela ambientada numa instituição de ensino, mostrando situações e dificuldades vivenciadas nesses locais. Além disso, o restante da programação será intercalado com música brasileira.

“O conteúdo será produzido pela própria rádio, em colaboração com o Núcleo de Educação. Vamos apresentar o projeto e buscar parcerias com várias instituições, queremos contribuições para mantê-la no futuro”, diz Marcos Amazonas, que será responsável pela rádio. O investimento inicial foi de R$ 2 milhões. Amazonas explica que a rádio precisará de cerca de R$ 500 mil mensais para seu funcionamento.

Já o núcleo será coordenado pela professora Guiomar Namo de Mello. “Representa uma guinada no enfoque que a fundação tinha para a educação. Agora, um dos eixos principais será o currículo da educação escolar, que exige um pouco mais de foco”, explica. Segundo ela, será um material didático e de simples utilização. “O professor vai poder assistir aos programas ou usar o CD no computador. Se ele quer saber o que tem de ser dado em geografia no quinto ano, ou matemática no sexto, ele vai encontrar lá.”

O segundo eixo serão as práticas pedagógicas e o terceiro, a transversalização das disciplinas para ajudar o professor a contextualizar notícias recentes com o conteúdo das disciplinas, por exemplo. “Depois dos Parâmetros Curriculares Nacionais, cada rede deveria fazer seu próprio plano curricular, o que, infelizmente, muitas não fizeram. Com isso o professor não sabe o que deve ensinar, quando deve ensinar. Não é nosso papel suprir essa lacuna, mas pretendemos ao menos ajudar, fornecendo orientações didáticas.”