SP terá mais dois postos sentinela da gripe aviária

Diário de S.Paulo - Quarta-feira, 2 de novembro de 2005

qui, 03/11/2005 - 11h38 | Do Portal do Governo

Mais duas unidades de saúde, uma em Guarulhos e outra em Campinas, serão postos sentinela do vírus causador da gripe aviária. Esses novos centros, definidos ontem pela Secretaria Estadual da Saúde, serão responsáveis por monitorar e identificar o H5N1.

Em dezembro, 1.000 funcionários da saúde passarão por treinamento para entender melhor a doença e também saber identificar um caso suspeito para notificar a secretaria o mais rápido possível.

Hoje, já existem dois postos na Capital (hospitais municipais Menino Jesus e José Storopoli). Na semana passada, o governador Geraldo Alckmin anunciou a ampliação de duas para oito unidades sentinela, entre elas o Hospital São Paulo e o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. A sétima e a oitava unidades serão implantadas em cidades da região oeste do estado e na Grande São Paulo. O governo estuda ainda a criação de uma nona unidade na Baixada Santista.

Segundo o secretário estadual de Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, apesar de ser remota a entrada do vírus da gripe aviária no Brasil, o estado está adotando “medidas cautelares para garantir segurança e tranqüilizar a população”, afirma Barradas.

O Instituto Butantan vai produzir a primeira vacina experimental contra a gripe aviária em seres humanos da América Latina no ano que vem. A intenção é ter em estoque 20 mil doses para situações de emergência. Em janeiro, está previsto o início dos testes em animais e em humanos.