SP terá mais 16 infocentros

Jornal da Tarde - Quinta-feira, 14 de abril de 2005

qui, 14/04/2005 - 9h26 | Do Portal do Governo

Onze dos 16 novos postos de acesso gratuito à internet serão criados em estações da CPTM e um numa estação de metrô

CAMILLA HADDAD

Até o fim de maio, a Capital vai ganhar 16 novos Infocentros – postos do Programa Acessa São Paulo, que oferece acesso gratuito à internet. Desses, 11 postos serão montados em estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos CPTM e um na Companhia do Metropolitano (Metrô). Cada unidade terá de 10 a 20 computadores.

A novidade foi anunciada ontem pelo governador Geraldo Alckmin, durante a comemoração dos mais de 10 milhões de atendimentos nos 174 Infocentros espalhados por todo o Estado. O evento foi às 11h, na Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer, no Centro.

Além dos postos da Capital, está prevista a criação de mais 10 unidades em Campinas, Cotia, Diadema, Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos, Itapecerica da Serra, Osasco, Mogi das Cruzes, Santos e Santo André.

‘A internet, hoje, é um instrumento muito importante para escolaridade, para a pessoa aprender melhor na escola, fazer lição, conseguir emprego, enviar currículo, arrumar namorada ou casamento’, brincou Alckmin.

Atualmente são 174 Infocentros no Estado, sendo 78 na Capital e 96 na região metropolitana e Interior. O programa é aberto a toda a população.

As atividades oferecidas são pesquisas, enviar e-mail, consultar processos na Justiça, fazer cursos a distância, aprender a gerenciar negócios, declarar imposto de renda, procurar vagas de emprego ou até mesmo acessar salas de bate-papo.

O investimento será de R$ 780 mil, com a estimativa de 9,46 mil atendimentos por dia.