SP terá fábrica de vacina contra aftosa

O Estado de S.Paulo - Quarta-feria, 27 de maio de 2007

qua, 23/05/2007 - 12h26 | Do Portal do Governo

O Estado de S.Paulo

O Ministério da Agricultura (Mapa) aprovou o projeto da Ouro Fino para construção da primeira fábrica brasileira de vacina contra febre aftosa, mercado hoje controlado por multinacionais. A unidade terá capacidade para fabricar 60 milhões de doses por ano. As obras, em Cravinhos (SP), já começaram e os primeiros lotes da vacina devem ser comercializados no ano que vem.

O investimento total previsto é de R$ 30 milhões. Parte da área de pesquisa e desenvolvimento contará com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). ‘O apoio da Finep é fundamental para o desenvolvimento da base tecnológica do grupo Ouro Fino’, diz o diretor financeiro da empresa, Fábio Lopes. ‘A iniciativa é fundamental para o avanço do setor no País, pois precisamos aprimorar o nível de purificação das vacinas e os testes de diagnóstico’, acredita o chefe do departamento de Agronegócios da Finep, Fabrício Brollo.

A aftosa não é registrada no Estado de São Paulo há dez anos, mas nesse período foram detectados focos em outros estados, como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná. Os casos tiveram reflexos negativos nas exportações brasileiras de carne.