SP terá blitze todos os dias e em shoppings

O Estado de S.Paulo - Quarta-feira, 23 de julho de 2008

qua, 23/07/2008 - 9h44 | Do Portal do Governo

O Estado de S.Paulo

A Polícia Militar definiu que as blitze da lei seca durante o dia, que começam na próxima semana, terão como alvo as proximidades de shoppings e bares, além de portas de estádios de futebol. E a corporação não vai mais limitar as operações aos fins de semana e dias de maior movimento na noite (quinta e sexta) também haverá bloqueios de segunda a quarta-feira. Anteontem, o Estado adiantou que a polícia ampliaria no próximo mês a fiscalização.

Haverá uma operação a partir das 14 horas já neste fim de semana, que servirá como teste para a corporação mapear os locais que precisam ser fiscalizados durante o dia. “O enfoque será diferente. As pessoas precisam saber que a lei não vale apenas para determinado horário ou público. É para todos”, afirmou o major Ricardo de Barros, comandante do 34º batalhão, responsável pelo trânsito na capital paulista.

As operações que são realizadas perto dos estádios em dias de jogo devem ser reforçadas, assim que a PM receber novos bafômetros. “Já fazemos fiscalização nesses locais, na ida e na volta da torcida, mas o foco são as brigas, o porte de armas e outros objetos perigosos”, disse o major. Atualmente, a PM conta com 51 bafômetros na capital e aguarda outros 102 aparelhos, que serão comprados pela Secretaria da Segurança Pública.

AMAZONAS

À meia-noite de sexta, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Amazonas acionará o “disque-pileque”. Criado no carnaval, o serviço oferece, de sexta a domingo, um número de telefone para acionar uma “carona” do órgão de trânsito.

Dados preliminares do Detran apontam que o Estado apresentou em junho deste ano redução de pelo menos 70% no número de acidentes e 30% no de vítimas, em comparação com o mesmo período de 2007 – desde que se adotou a lei seca.