SP terá avaliação em abril

Jornal da Tarde - Quarta-feira, 19 de março de 2008

qua, 19/03/2008 - 14h27 | Do Portal do Governo

Em entrevista ao JT, a assessora para avaliação e currículo da Secretaria Estadual de Educação , Maria Inês Fini, adiantou que, após a recuperação dos primeiros 45 dias do ano letivo, em abril os alunos de 5ª a 8ª série e ensino médio da rede estadual farão avaliação. Para os que ainda apresentarem dificuldades será oferecido um reforço fora do horário das aulas em maio, junho e julho. Leia a seguir trechos da entrevista.

São os professores das turmas que darão essa recuperação?

Não. Mas são eles que definirão quais dos seus alunos vão precisar passar por esse reforço, o qual será dado por professores especialmente treinados pela secretaria para lecionar para essas turmas. Os alunos que estudam à noite terão a oportunidade de fazer esse reforço aos sábados.

A senhora reconhece que a distorção idade e série no ensino médio é realidade na Capital?

Eu gostaria de ressaltar que o nosso Estado é o que tem o menor porcentual de distorção da idade e série, mas estamos cuidando da situação da aprendizagem do ensino médio na ponta do lápis. Estudos nacionais e internacionais mostram que o problema da distorção é culminado pela reprovação. Se o aluno não entende o que lê fica difícil ele se sair bem em outra disciplina. É por isso que os estudantes, a partir deste ano, serão avaliados bimestralmente e será oferecida a chamada recuperação paralela, para sanar essas dificuldades diagnosticadas no bimestre.

Hoje a secretaria vai assinar um convênio com a prefeitura de Indaiatuba, via Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (Fiec), para a oferta de um curso profissionalizante , com duração de 18 meses, para alunos do 3º ano do ensino médio?

Esse curso será oferecido a cerca de 2,5 mil alunos de ensino médio de Indaiatuba. Eles terão a oportunidade de participar de cursos técnicos profissionalizantes de informática, automação industrial, segurança do trabalho, logística e processos químicos. Eles vão freqüentar o curso durante um dia de aula por semana e os que estudam à noite, aos sábados. Essa opção é concomitante ao currículo escolar e será dada por professores da Fiec. Eles é que escolhem a habilitação. A adesão foi de quase 98%. A expectativa é que os alunos saiam de lá com estágios.

E eu com isso?

Determinações do ECA não são totalmente cumpridas em SP

O artigo 53 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) garante a todas as crianças direito à educação. O artigo 54 afirma que é dever do Estado assegurar o ensino fundamental de forma obrigatória e gratuita. O artigo 56 determina que evasão escolar e elevados índices de repetência devem ser comunicados ao Conselho Tutelar, para que seja possível uma ação focada nos problemas. Essas determinações, apesar de valerem desde 1990, não estão sendo plenamente seguidas. Mais de 30 % dos alunos do ensino médio da Capital estão em série inferior a adequada à sua idade. É fundamental saber de quem é a responsabilidade para que possamos cobrar uma solução. É obrigação do cidadão reclamar para que a educação melhore na Cidade.