SP quer vacinar 2,9 milhões de crianças contra paralisia

Jornal da Tarde

ter, 08/06/2010 - 7h48 | Do Portal do Governo

No próximo sábado, 12, será realizada a primeira fase da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, a paralisia infantil, em todo o Estado de São Paulo.

A expectativa da Secretaria de Estado da Saúde é imunizar 2,9 milhões de crianças menores de 5 anos contra a doença. O número corresponde a 95% dos 3 milhões de paulistas nesta faixa etária.

De acordo com o órgão, nessa fase da campanha serão mobilizados 17.097 postos de vacinação fixos e volantes em todo o Estado, que funcionarão das 8h às 17h. Serão 53,4 mil profissionais de saúde, 4,2 mil veículos e cinco barcos envolvidos na operação. A  segunda etapa da campanha ocorrerá em 14 de agosto.

Além da vacina contra a poliomielite, as crianças que forem aos postos de saúde poderão colocar em dia sua caderneta de vacinação. Estarão disponíveis vacinas como a Tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche e hemófilo B), Tríplice viral (contra  sarampo, caxumba e rubéola) e contra hepatite.

Desde 1988, o Estado não registra casos de paralisia infantil, mas a vacinação de crianças continua sendo importante porque o vírus da pólio ainda circula em países da África e da Ásia, representando, portanto, uma ameaça à população mundial.

A doença – Causada pelo poliovírus selvagem, a poliomielite é caracterizada por febre, mal-estar, cefaleia e pode causar paralisia. A vacina é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros.