SP prevê que queimada da cana acabe em 2012

Folha de S.Paulo - Terça-feira, 11 de março de 2008

ter, 11/03/2008 - 11h05 | Do Portal do Governo

Folha de S.Paulo

Pelo Protocolo Agroambiental assinado com a indústria canavieira do Estado no ano passado, o governo paulista havia determinado que a queima da palha da cana-de-açúcar em áreas planas terminaria em 2014. Mas a administração José Serra já prevê que ela se encerre completamente em 2012. “Enquanto a área colhida cresceu 16,9% em 2007, para 3,79 milhões de hectares, a de queima recuou 5,11%, para 2,023 milhões de hectares. Mantido o ritmo, é possível que até 2012 a prática seja eliminada”, disse Xico Graziano, secretário estadual do Meio Ambiente. “É bom para o ambiente, para a saúde e para a dona-de-casa, que se vê livre desse tormento no seu quintal.” Graziano se refere ao chamado “carvãozinho”, cinzas da palha que são espalhadas pelo vento.

Ontem, foi a vez de os produtores de cana aderirem ao pacto, em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes. A lei estadual 11.241, de 2002, previa que a prática fosse completamente encerrada até 2021 nas áreas mais planas (com declividade de até 12%) e até 2031 nas que possuem maior inclinação (superior a 12%). Mas o protocolo antecipa essas datas, ao fixar o limite de 2017 para o segundo caso. “Os números confirmam que está tendo sucesso nosso trabalho de entendimento”, comentou Serra.

“Estamos preocupados com a poluição. Não resta alternativa senão agir”, afirmou Ismael Perina Júnior, presidente da Orplana (Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil) e signatário do documento.

Graziano anunciou ainda que o governo quer recuperar 600 mil hectares de matas ciliares que ficavam entremeadas nos canaviais. Sobre isso deve encontrar forte resistência dos agricultores. “Substituir área de lavoura por mata virgem é demais. Que pelo menos nos deixem cultivar árvores frutíferas, senão vamos passar fome”, reclamou o pequeno empresário Valdir Olavo Vitti, de Jaú.