SP prepara pacote para adotar nova ortografia

Metro - Quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

qui, 08/01/2009 - 9h19 | Do Portal do Governo

Metro

A Secretaria de Estado da Educação preparou um pacote de medidas para implantar a alteração ortográfica da língua portuguesa nas 5,5 mil escolas da rede estadual. O objetivo é que, ainda neste ano, os 5 milhões de estudantes das escolas públicas estaduais estadual iniciem uma mudança gradual na aprendizagem. No final de 2008, cerca de 17 mil professores e coordenadores de oficinas pedagógicas foram capacitados para implementar as mudanças.

Os materiais preparados pela secretaria (guias curriculares e cadernos do professor) já estão sendo produzidos seguindo as novas regras. “É uma mudança grande para uma rede com 5 milhões de alunos, a maior do Brasil”, afirma a coordenadora de Estudos e Normas Pedagógicas da secretaria, Valéria Souza. “O prazo indicado pelo Ministério da Educação é de três anos, mas decidimos já iniciar as alterações. Desde 2008, o Estado vem agindo para que o processo ocorra normalmente”, diz Valéria.

Um vídeo com aula sobre as mudanças também será apresentado online pela secretaria, com acesso a todos os educadores da rede. Segundo Valéria, em sala de aula, os professores vão orientar os alunos de maneira gradual.