SP prepara estudo genético inédito sobre emergências cardiovasculares

O Guaíra

seg, 15/06/2009 - 9h24 | Do Portal do Governo

Mapeamento será feito com base em 2 mil pacientes que derem entrada no pronto-socorro do hospital estadual Dante Pazzanese

O Estado de São Paulo está preparando o maior estudo genético de emergências cardio-vasculares da América Latina. O mapeamento, inédito, será realizado pelo hospital estadual Dante Pazzanese, referência nacional em car-diologia, no segundo semestre deste ano. Serão monitorados, ao todo, cerca de 2 mil pacientes, de ambos os sexos, que derem entrada no pronto-socorro da unidade durante o período de uma semana, com problemas diversos como crise hipertensiva, angina, derrame, parada cardiorespiratória, ar-ritmia e insuficiência cardíaca, entre outros.

No momento do atendimento serão coletadas amostras de sangue dos pacientes, que serão processadas no ambulatório de biologia molecular do Dante. Além de verificar quais genes estão ati-vados no paciente no momento da crise, será possível identificar e-ventuais mutações (alterações de cromossomos), o que pode definir o tratamento individualizado, com medicação específica segundo as características genéticas de cada pessoa.

O objetivo é testar cerca de 500 mutações genéticas em cada paciente com crise aguda e, a partir desses registros, personalizar o tratamento.

As pessoas participantes do estudo passarão a ser a-companhadas no ambulatório de farmacoge-nética a ser implantado no hospital Dante.

“Hoje é comum a prescrição de um mesmo medicamento para os pacientes com determinadas car-diopatias, mas uns respondem ao tratamento e outros, não. Isto pode estar ligado a alterações genéticas que pretendemos identificar nesse estudo”, afirma o cardiologista Marcelo Sampaio, responsável pela Divisão de Biologia Molecular do Dante Pazzanese.