SP já disputa o olhar estrangeiro

O Estado de S.Paulo - Quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

qui, 15/02/2007 - 12h52 | Do Portal do Governo


De O Estado de S.Paulo

São Paulo, que abre o calendário de desfiles oficiais de carnaval do Brasil, agora quer atrair os turistas, principalmente estrangeiros, que chegam para outras grandes folias como a do Rio e de Salvador. Além de ser bem mais barato – por causa da hospedagem – a cidade conta com a facilidade de ter o aeroporto internacional de Guarulhos, como porta de entrada. A idéia dos organizadores do carnaval paulistano é aproveitar a diferença nos calendários e vender a folia de São Paulo de 2008 como complemento de outros Estados – o carnaval paulistano é na sexta-feira e sábado, o carioca é no domingo e segunda-feira, por exemplo.

“Ele pode ficar aqui com hotel pela metade do preço do Rio, curtir a vida cultural e depois ir ao Rio”, diz Caio Luiz de Carvalho, presidente da São Paulo Turismo (SPTuris). Uma pesquisa feita pela SPTuris mostra que a festa tem recebido mais turistas nos últimos anos.

Em 2005, havia apenas 9 mil turistas, entre brasileiros e estrangeiros, nos dois dias de desfile do grupo especial e no das campeãs de 2005: 10% do público total (90 mil). No ano seguinte, o número aumentou para 25%. Este ano, a expectativa é que 27 mil turistas participem da festa – 30% do público total, e 20% a mais que 2006. A expectativa é de que 5 mil turistas estrangeiros estejam no sambódromo neste ano, ante 4,3 mil no ano passado.

Segundo Carvalho, o carnaval paulistano crescerá muito neste ano, em boa parte pela divulgação na mídia. “Também cresce a qualidade.” Outro motivo são os eventos em datas próximas. Carvalho lembra que no ano passado houve uma feira dias antes, e o show da banda U2, dias depois. Mesmo assim, a festa ainda não é um dos grandes eventos turísticos como o Grande Prêmio da Fórmula 1, com 80% de ocupação da rede hoteleira.

A pesquisa, feita com 2.530 pessoas em 2006, aponta ainda que os turistas aprovam a hospedagem em São Paulo – 82% gostaram da hospitalidade do povo paulistano.

A maioria dos turistas é da região Sul do País. Entre os estrangeiros, boa parte é europeu, principalmente vindos da Espanha e Alemanha. A aposentada Sonja Kwee, de 68 anos, deve engordar os 11,67% dos turistas que são da Ásia, na pesquisa deste ano. Em sua quinta vez ao Brasil, ela e seus amigos também da Indonésia mas já naturalizados brasileiros, os aposentados Sonja e H’t Tjan, vão pela primeira vez ao sambódromo. A turista, que chegou no dia 8 e fica até o próximo mês, veio só para ver os desfiles de amanhã. Ela, que veio de onde não se tem carnaval, espera ver muito luxo, e as lindas mulheres brasileiras. “Ela está deslumbrada”, diz Sonja Tjan.

Os estrangeiros são os que mais dão lucro para a cidade, pois gastam R$ 600 por dia, o dobro da médio do turista nacional. A média de permanência é igual ao dos brasileiros: 3 dias.