SP intensifica a imunização contra o vírus da hepatite B

Diário de S. Paulo - 16/7/2003

qua, 16/07/2003 - 10h04 | Do Portal do Governo

Diário de São Paulo – Quarta-feira, dia 16 de julho de 2003


O objetivo é vacinar neste mês o maior número possível de crianças e adolescentes. A vacina, gratuita, está disponível em todos os postos de saúde
A Secretaria de Estado da Saúde pretende levar crianças e adolescentes a postos de saúde até o fim das férias. O objetivo é intensificar a imunização contra a hepatite B em pessoas de 5 a 19 anos. A vacinação é gratuita em todos os postos de saúde do estado.

De acordo com o Centro de Vigilância Epidemiológica, 68% (7,2 milhões) das pessoas nesta faixa etária não estão imunizadas contra a doença. Desde 2001, quando a vacinação entre 5 e 19 anos foi instituída pelo Ministério da Saúde, 3,4 milhões de paulistas foram imunizados, ou seja, 32% do público-alvo.

“A vacina fica disponível à população durante todo o ano. Como as aulas só recomeçam em agosto, julho é uma boa oportunidade para ir a um posto de saúde”, incentiva a coordenadora da Divisão de Imunização da secretaria, Clélia Maria Aranda.

A hepatite B, que afeta o fígado, é transmitida por vírus através do contato direto com sangue ou secreções de pessoas infectadas — via sexual, materno-fetal (durante a gestação e no parto), transfusão de sangue, exposição a agulhas ou outros instrumentos que estejam contaminados.

A doença pode se tornar crônica e transformar-se em cirrose ou câncer do fígado. “Como a transmissão sexual é um dos principais meios de contágio, a vacinação é o meio mais seguro e eficaz de proteger a população da infecção pelo vírus da hepatite B. Em São Paulo, cerca de 98% das crianças com menos de 5 anos já está vacinada”, explica Clélia.