SP inicia programa para recuperar matas ciliares

Valor Econômico - Sexta-feira, 4 de abril de 2008

sex, 04/04/2008 - 12h42 | Do Portal do Governo

Valor Econômico

A Secretaria de Meio Ambiente de São Paulo iniciou um programa para recuperação de 1,7 milhão de hectares de matas ciliares do Estado. O programa está contemplado na chamada Agenda 21, que reúne medidas ambientais a serem implementadas ou iniciadas durante o atual mandato do secretário Xico Graziano.

A tentativa do governo é recompor 20% dos cerca de 24 milhões de hectares de área total do Estado com vegetação nativa. Isso incluiria, além das matas ciliares, as áreas não aptas à agricultura mas de alguma importância para a formação de corredores ecológicos. Hoje, apenas 13% do Estado tem cobertura vegetal.

Para isso, o governo está recolhendo informações para formar um quadro geral da situação atual e das áreas prioritárias para recuperação. A secretaria montou um escalonamento por tamanho das propriedades, que devem fornecer até 30 de setembro informações completas sobre suas matas de cursos d’água.

O primeiro grande grupo é formado por usinas de cana-de-açúcar, cujos protocolos com informações georreferenciadas terminaram de ser entregues nesta semana. Até o próximo dia 30, proprietários de áreas iguais ou superiores a 2 mil hectares deverão disponibilizar as informações – um universo estimado em 650 propriedades. E até setembro, será a vez das propriedades entre 500 e 2 mil e de 200 a 500 hectares apresentarem os dados.

“Decidimos começar com as propriedades maiores porque elas são mais estruturadas”, afirmou Helena Carrascosa, coordenadora do projeto de Mata Ciliar da secretaria de Meio Ambiente. “Para as menores, com menos de 200 hectares, o governo está estudando algum tipo de apoio.”

A mata ciliar é considerada estratégica devido à sua importância ambiental e agrícola. Por margear os cursos d’água, ela evita assoreamentos dos rios e córregos e retém a água no solo.