SP inaugura Centro de Difusão Científica do Instituto Butantan

Diário do Grande ABC

qui, 21/05/2009 - 8h14 | Do Portal do Governo

O governador de São Paulo, José Serra, e o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, inauguram nesta quarta-feira, o Centro de Difusão Científica do Instituto Butantan, órgão da Secretaria Estado da Saúde. Localizado em dois pavilhões de arquitetura da década de 1930, que antes eram ocupados pela antiga serralheria e marcenaria, o espaço foi todo restaurado, num investimento total de R$ 1,49 milhão.

O espaço tem duas áreas de exposição, sendo uma o antigo paiol de madeira e o outro a antiga marcenaria, que agora abriga, além de uma cafeteria, uma livraria e um cinema voltados exclusivamente para a ciência. “O intuito dessa iniciativa é despertar o interesse de crianças, jovens e adultos para o mundo da ciência” afirma o diretor do Butantan, Otavio Azevedo Mercadante.

A restauração do local foi resultado de uma parceria que envolveu, além do Instituto Butantan, a FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado) e a OSCIP Ama-Brasil. O projeto contou com investimentos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), da Fundação Butantan e com os patrocínios da Syngenta, BNP Paribas e a Rede Drogasil, por meio de incentivos da Lei Rouanet.

“A concepção do projeto teve como objetivo preservar o patrimônio e valorizar as características originais do edifício e do paiol, reforçando as estruturas de madeira e a recuperação do subsolo. A experiência dos professores e o envolvimento dos alunos permitiram a realização de um trabalho de conservação com percepções modernas e atualizadas”, explica Antonio Bias Bueno Guillon, diretor presidente da FAAP, parceira no projeto.

A Sala BNDES de Cinema terá 70 lugares e está adaptada para receber crianças, adultos, idosos e deficientes físicos. Dedicada exclusivamente à projeção de filmes científicos com narrativas que possibilitem o entendimento de todos os públicos, a sala estreará com a projeção do primeiro episódio da “Expedição Butantan”, filme de animação 3D, produzido pela Magma Cultural, que enfoca o trabalho de educação com entretenimento. Um conceito ainda novo no Brasil, mas em consonância com o Programa Universo Butantan.

“Produzir entretenimento com educação e valores sociais é uma missão corporativa desafiadora”. diz Luiz Felipe Moura, diretor da Magma Cultural. Para o vice-presidente do BNDES, Armando Mariante, “investir em uma instituição que alia tradição na Ciência com atividades educativas é motivo de orgulho para nós. É com muita satisfação que vemos o instituto suscitar na sociedade o gosto pelos temas científicos, criando oportunidades para novas vocações”, disse.

O Programa Universo Butantan será composto por um trio de ações voltadas a despertar jovens de todo o Brasil para ingressarem na Ciência e no Universo Natural: o Centro de Difusão Cientifica que promove um calendário de atividades com exposições e filmes, o Butantan na Amazônia, com atividades de ciência aplicada para pesquisadores, e cursos de formação e pós-graduação e a animação em 3D, a “Expedição Butantan”.

A primeira temporada da Expedição Butantan é composta por 26 episódios voltados para jovens e crianças de 6 a 14 anos. A série possui um conteúdo que irá abordar os principais conceitos científicos com ação e aventura, promovendo valores como preservação, conservação e sustentabilidade do planeta. Os episódios também serão distribuídos para 50 mil escolas.

A Base do Butantan na Amazônia contará com um o primeiro Museu de Selva, um acervo vivo com animais de potencial biológico, mostrando que a preservação da natureza não é apenas importante por sua beleza, e sim pelo patrimônio biológico ainda desconhecido. Com sede em Belterra, localizada na Floresta Nacional do Tapajós, a base irá ajudar milhões de pessoas a conhecerem o mundo natural através da maior floresta tropical do planeta.

O público que visitar o espaço também pode contar com a exposição fotográfica “Diversity of Planet Earth – O mundo da revista GEO”, composta por um acervo de 80 imagens premiadas internacionalmente. Recém chegada da Lituânia, a mostra já circulou por 20 países da Europa está pela primeira vez no Brasil, até o dia 25 de maio.

Horário – O Centro de Difusão Cientifica funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 16h30. O Instituto Butantan fica na Avenida Vital Brasil 1.500, Butantã, Zona Oeste da capital.