SP ganha no sábado espaço de conhecimento e diversão

Folha de S. Paulo

ter, 24/03/2009 - 11h01 | Do Portal do Governo

Instalado no Palácio das Indústrias, Espaço Catavento tem 250 instalações lúdicas

Inauguração faz parte de projeto de revitalização da região do Parque Dom Pedro 2º, área da cidade que ainda está bastante degradada

Quem somos, de onde viemos e para onde vamos. A partir deste sábado, essas questões poderão ser discutidas em um novo espaço de conhecimento, o Catavento, instalado no Palácio das Indústrias, no centro de São Paulo.

Questões de biologia, física, química, astronomia e história foram traduzidas em 250 instalações lúdicas, boa parte delas interativas, numa mistura de museu, laboratório e parque de diversões. Várias atrações foram desenvolvidas pela USP, como um passeio em 3D pelo Rio de Janeiro, criado pela Poli, salas que explicam o Universo, desenvolvidas pelo Instituto de Astronomia, e detalhes do corpo humano apresentados pelo Homem Virtual, da Fundação Faculdade de Medicina.

“Além de ser um investimento que nós consideramos importante para a educação, foi uma descoberta de quanta coisa que se faz nas universidades paulistas”, disse o secretário estadual de Cultura João Sayad.

A criação do espaço – que ainda tem diversas atrações incompletas às vésperas de sua abertura ao público – consumiu R$ 20 milhões, verba de parceria entre as secretarias estaduais da Cultura e Educação.

As escolas podem marcar roteiros conforme a grade curricular de seus alunos, enquanto pais podem circular com os seus filhos livremente.

O local é dividido em quatro seções. Em Universo, dá para ouvir o barulho de rotação das estrelas (que muda conforme a idade delas). Em Vida, ouve-se o canto de diferentes pássaros, enquanto que em Engenho é possível caminhar sobre um arco feito por caixas enfileiradas e encaixadas, que não têm pilares de sustentação.

Sociedade, a parte mais polêmica, discute aborto, mostra os males do consumo de álcool e drogas e permite avaliar decisões históricas, como o lançamento de bombas atômicas no Japão pelos EUA, na 2ª Guerra.

Localizado no parque Dom Pedro 2º, uma das áreas mais degradadas da cidade, o Catavento integra um projeto de revitalização abraçado tanto pela prefeitura quanto pelo governo do Estado. Dele, fazem parte as demolições dos edifícios Mercúrio e São Vito -que até o final do ano passado abrigavam cortiços- para a criação de uma praça e a instalação do Museu de História do Estado de São Paulo, na Casa das Retortas.

Enquanto essas ideias não saem do papel, o visitante do Catavento deve estar preparado para a deteriorada paisagem que rodeia o bem cuidado Palácio das Indústrias. Há dezenas de moradores de rua circulando no entorno e, ao redor do terminal de ônibus Parque Dom Pedro 2º, concentram-se ambulantes. A Secretaria da Cultura diz que espera que a situação mude após a revitalização da área e lembra que o Palácio das Indústrias é cercado.

Quem for de carro tem a opção de estacionar dentro do Catavento, onde há 200 vagas a R$ 8 (por um período de três horas).