SP ganha Linha 6 do metrô em 2012; custo será de R$ 2,2 bilhões

O Estado de S.Paulo - Quarta-feira, 26 de março de 2008

qua, 26/03/2008 - 16h01 | Do Portal do Governo

O Estado de S.Paulo

O metrô de São Paulo vai ganhar novo percurso em 2012, que beneficiará 500 mil passageiros por dia e custará R$ 2,2 bilhões. A Linha 6 (Freguesia do Ó-São Joaquim) teve o anúncio adiantado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, à Rádio Eldorado, ontem pela manhã. Somente à tarde houve o anúncio oficial desse trecho – ainda sem cor definida, mas já chamado extra-oficialmente de Linha 6-Rosa – pelos secretários estadual e municipal de Transportes, José Luiz Portella e Alexandre de Moraes, respectivamente.

A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) ainda anunciou a construção de um ramal de 2,3 quilômetros da Linha 2, com três estações na zona leste, que futuramente será integrado à Linha 6 e custará R$ 600 milhões. Somente essa extensão atenderá diariamente a 100 mil pessoas.

A previsão é começar as obras do trecho Freguesia-São Joaquim em 2010. A Prefeitura vai repassar R$ 75 milhões ao Metrô, que servirão para que a companhia faça os projetos funcional, básico e executivo do trecho, que será totalmente subterrâneo e exigirá algumas desapropriações, de acordo com o diretor de Engenharia, Luiz Carlos Grillo. Esse dinheiro, segundo Portella e o prefeito Gilberto Kassab, faz parte do montante de R$ 1 bilhão que a Prefeitura dará ao Estado para aplicação no metrô. Outros R$ 225 milhões serão destinados pelo Município para as extensões de trem anunciadas ontem.

No trajeto de 9,5 quilômetros que ligará o bairro da zona norte ao centro estão previstas pelo menos dez estações: Freguesia do Ó, Água Branca, Turiaçu, PUC, Pacaembu, Angélica, Higienópolis/Mackenzie, Bexiga, 13 de Maio e São Joaquim. A construção de uma 11ª parada, a Estação Santa Marina, entre Freguesia e Água Branca, será definida somente depois de estudos de demanda.

Haverá integração gratuita para os passageiros de outras linhas do Metrô e da CPTM nas Estações Água Branca (onde o metrô se encontrará com as Linhas A e B da CPTM), Higienópolis (onde haverá cruzamento com a estação de mesmo nome da futura Linha 4 – Amarela, prevista para 2012) e São Joaquim, que já faz parte da Linha 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi).

A linha 6 é uma reivindicação antiga da comunidade da zona norte, desde a década de 1990. Existe até o Fórum Pró Metrô, da Fundação Nossa Senhora do Ó. O trajeto ligaria a Freguesia do Ó, passando pelo Parque D. Pedro II, até a Rua do Oratório, na Mooca, zona leste. Nesse trecho, há várias universidades, incluindo Unip, Uninove, PUC e Mackenzie. Por isso, já está sendo chamada de linha do circuito das universidades. Segundo o Fórum, estudantes de pelo menos 12 instituições de ensino seriam beneficiados.

Pelo projeto anunciado ontem, deverá haver uma parceria público-privada (PPP) para administrar o empreendimento, que será construído e operado pelo Estado. À iniciativa privada ficaria com a administração das estações e custearia parte das obras. O vencedor da licitação da PPP ficaria com a receita obtida na linha.

ZONA LESTE

O novo ramal da zona leste inicialmente funcionará como um prolongamento da Linha 2. A Linha Verde, aliás, atualmente em obras de extensão, vai chegar em 2010 até a Estação Vila Prudente (ganhando, no meio do percurso, as Estações Tamanduateí e Sacomã).

A partir dali, o Metrô ainda construirá as Estações Vila Alpina e Oratório. Essa obra começa em seis meses, segundo Portella: já foi licitada e tem até contrato assinado com a empreiteira Queiroz Galvão, que será a responsável pelos trabalhos. O contrato, firmado em 1991, ganhará um aditivo e será retomado pelo Metrô, eliminando a necessidade de nova licitação.