SP ganha hospital público exclusivo para reabilitação

Folha de S. Paulo

sex, 04/09/2009 - 8h19 | Do Portal do Governo

Unidade oferece tecnologia para tratar vítimas de lesões medulares, amputação, derrame e paralisia 

Quartos contam com sistema para levantar o paciente da cama 

O primeiro hospital público voltado exclusivamente para reabilitação do Estado de São Paulo foi inaugurado ontem, em Santo Amaro (zona sul).

O hospital, que funcionará como um centro de reabilitação integral para pacientes do SUS vítimas de lesões medulares, amputações, derrames e paralisia cerebral, entre outros, é o primeiro da Rede de Reabilitação Lucy Montoro, criada em maio de 2008. Até agora, a rede tinha apenas unidades para tratamento sem internação.

Estima-se que o Estado tenha hoje 2 milhões de pessoas que necessitam desse tipo de atendimento. No Brasil, o número chega a 24 milhões.

A unidade, nas instalações de um antigo residencial de luxo para idosos, terá capacidade para 12 mil atendimentos por mês, entre consultas, reabilitação e terapia ocupacional.

O hospital conta com equipamentos como um aparelho que simula os movimentos do cavalo (para equoterapia sem risco de queda) e uma bicicleta com estimulação elétrica que permite que pacientes com lesões na medula se exercitem. Até o fim do ano, devem chegar também aparelhos para estimulação magnética transcraniana e de biofeedback com eletromiografia (para exercícios com estímulo muscular que medem a resposta do paciente).

O novo hospital tem 80 apartamentos individuais, todos com acessibilidade completa e sistemas para transportar o paciente da cama para o banheiro, por exemplo. Os pacientes do interior do Estado poderão ficar com os acompanhantes.

“Tudo está voltado à humanização, para dar conforto ao paciente e facilitar o trabalho dos cuidadores”, disse a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella.

Os casos deverão ser encaminhados pelas unidades de saúde pública da capital e do interior. Até o fim de 2010, o Estado deve contar com 16 unidades da rede de reabilitação, entre hospitais e ambulatórios.