SP ganha escola pública de teatro

Metro

qui, 26/11/2009 - 8h06 | Do Portal do Governo

Cursos formarão profissionais para trabalhar com artes cênicas

O governo do Estado de São Paulo inaugurou ontem a São Paulo Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, provisoriamente instalada na Oficina Cultural Amácio Mazaroppi, no Brás. A intenção é formar profissionais especializados em diferentes áreas das artes cênicas.

Sob a coordenação pedagógica de Alberto Guzik e direção de Ivam Cabral, o local oferecerá dois tipos de cursos gratuitos: os regulares, com duração de dois anos, que formarão técnicos qualificados como iluminadores, técnicos de som e palco, cenógrafos, entre outras profissões; e os de difusão cultural, com frequência de uma vez por semana durante quatro meses. Inicialmente serão abertas 1.200 vagas anuais, sendo 200 para os cursos regulares.

O processo seletivo, que tem as inscrições abertas a partir de hoje, será dividido em duas fases. A primeira, dissertativa, classificará cem alunos, metade deles vindos de escolas públicas. Já a segunda fase terá provas específicas de cada área e também uma entrevista.

O projeto ainda contará com ações sociais do Programa Kairós, que distribuirá cem bolsas de estudo de R$ 545 mensais, destinadas a alunos de baixa renda da rede pública. Os cursos são dirigidos aos jovens com mais de 18 anos, que queiram ingressar nas artes cênicas, e também a artistas que buscam aperfeiçoar seus conhecimentos.

A sede definitiva, que passa por reformas e ficará pronta em 2010, fica na praça Roosevelt. Lá, além das salas de aula, haverá um espaço para exposições, biblioteca, salas multimídia, entre outros. Durante a semana de lançamento da instituição, haverá uma programação especial com uma série de apresentações e palestras abertas ao público, com entrada gratuita.