SP cria esquema de emergência em hospitais contra gripe suína

Diário de S. Paulo

ter, 28/04/2009 - 9h30 | Do Portal do Governo

O estado de São Paulo já se preparou para atender casos suspeitos de gripe suína. Ontem, a Secretaria Estadual de Saúde definiu um plano de emergência contra a epidemia que atinge México, Estados Unidos, Canadá e países da Europa, como a Espanha. Há 150 leitos de isolamento reservados em oito hospitais. Destes, 60 possuem pressão negativa (em que o ar possivelmente contaminado não sai do local). Esses leitos especiais estão no Hospital das Clínicas (HC) de São Paulo, Ribeirão Preto e Campinas e no Instituto Emílio Ribas.

No Emílio Ribar, o jovem de 24 anos que deu entrada, sábado, no Instituto Emílio Ribas, continuava internado até a noite desta segunda-feira. Os médicos aguardam o resultado de exames para saber que tipo de vírus tem o rapaz, que é morador de Osasco, na Grande São Paulo, e esteve no México 13 dias atrás.

Os demais hospitais listados estão em Santos, no litoral, em Campinas, Bauru, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto, no interior. O objetivo é mobilizar a rede para identificar casos suspeitos, realizar o monitoramento da circulação dos vírus de gripe e atender pacientes com sintomas de doença respiratória aguda.

Esses oito hospitais públicos irão funcionar como centros de referência para o atendimento de possíveis casos suspeitos de gripe suína no estado. Ontem, a secretaria encaminhou às vigilâncias epidemiológicas municipais instruções sobre como identificar e proceder em casos suspeitos de gripe suína.

Nestes oito hospitais, há médicos de prontidão para identificar os casos e colher exames. Segundo o secretário estadual de Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, os resultados de exames de sangue colhidos sairão em até 72 horas, pelo Instituto Adolfo Lutz. “É importante ressaltar que não existe, até o momento, qualquer evidência de circulação do agente causador da gripe suína no estado de São Paulo”, afirma o secretário.

– O plano de emergência entra em vigor imediatamente. Trata-se de uma questão de saúde pública da maior importância, muito embora ainda não haja casos confirmados no Brasil. O importante é que o estado está colocando à disposição toda a sua infra-estrutura de vigilância epidemiológica e os hospitais de referência para identificar e tratar possíveis casos suspeitos de gripe suína. E estamos adotando as medidas necessárias para controlar a doença caso ela apareça em território paulista – detalha Barradas.

O governador José Serra diz que está descartada a possibilidade de que sejam de gripe suína os dois casos suspeitos de pacientes no Hospital Emílio Ribas.

– Tivemos dois casos analisamos no Emílio Ribas, que é o que o Brasil tem de bom no sentido de doenças infecciosas, mas um era dengue e o outro, sinusite disse.

Serra admitiu que a doença pode chegar ao Brasil.

– Tudo pode acontecer, mas até agora a situação está sob controle. O importante é a gente saber logo, porque a maneira de parar é saber quem está com o problema.