SP cria agência para promover investimentos

Valor Econômico - Quinta-feira, 14 de agosto de 2008

qui, 14/08/2008 - 11h26 | Do Portal do Governo

Valor Econômico

A Assembléia Legislativa de São Paulo aprovou ontem a criação da Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade Investe São Paulo, projeto de autoria do governo estadual para incentivar a entrada de novas empresas no Estado e dar suporte às que já estão instaladas. A intenção é ter um órgão no governo que faça a intermediação do setor público com a iniciativa privada. De um lado a agência detecta as necessidades do mercado, de outro dá direções para o governo promover novas políticas de fomento à economia.

Com a aprovação, o projeto segue para sanção do governador José Serra, o que deve ocorrer no começo de setembro. Segundo o vice-governador e secretário de Desenvolvimento paulista, Alberto Goldman, a expectativa é ter a agência regulamentada até o fim do mês que vem, para que ela possa começar a funcionar em outubro. “Inicialmente será uma equipe enxuta, com cerca de 50 funcionários”, diz.

A agência terá o papel de fornecer informações para as empresas interessadas em investir no Estado e orientar sobre os procedimentos necessários para se instalar em São Paulo. Para fazer esse trabalho, a Investe São Paulo terá um conselho formado por representantes das secretarias estaduais e por agentes privados e uma diretoria com três cadeiras. O custo do órgão, que será ligado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento, é estimado em aproximadamente R$ 8 milhões por ano. O governo paulista acredita que a iniciativa aumentará a competitividade da economia do Estado. “A agência ajudará dando as coordenadas de todos os procedimentos necessários para que os investimentos aconteçam”, diz Goldman.