SP amplia rede de remédio gratuito

O Estado de S. Paulo - Sexta-feira, 29 de julho de 2005

sex, 29/07/2005 - 8h58 | Do Portal do Governo

Aumento da produção no Estado vai permitir dobrar projeto Dose Certa

Adriana Dias Lopes

O número de Farmácias Dose Certa na cidade vai dobrar. A novidade, que será oficialmente anunciada amanhã, às 13 horas, pelo governador Geraldo Alckmin e o secretário de Saúde do Estado Luiz Roberto Barradas Barata, fará com que São Paulo passe a ter 21 unidades. A primeira será inaugurada ainda em agosto. A última delas, até o fim deste ano.

A localização dos dez novos pontos será definida nas próximas semanas. Já se sabe, porém, que não serão nas estações do metrô – hoje, as unidades estão instaladas nas estações Saúde, Ana Rosa, Luz, Sé, Santana, Tucuruvi, Barra Funda, Brás, Carrão, Itaquera e Clínicas. A idéia agora é implantar as próximas dez em hospitais públicos municipais, estaduais e em unidades do Poupatempo.

As Farmácias Dose Certa foram inauguradas em setembro do ano passado e são pontos de distribuição gratuita de 40 tipos de remédios. Para receber um medicamento, o paciente tem de ter em mãos uma receita médica com o nome do princípio ativo, emitida por uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou hospital público.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, nos primeiros seis meses de funcionamento das 11 unidades, foram recebidas cerca de 160 mil receitas. A unidade da estação Clínicas foi a campeã: 30 mil.

O aumento de números de farmácias foi estimulado pela ampliação da Fundação para o Remédio Popular (Furp), o laboratório público do Estado. No sábado, será inaugurada a segunda unidade em Guarulhos, que vai fabricar exclusivamente remédios em comprimidos.

Com a nova fábrica, a produção mensal vai crescer 30% – de 136 milhões unidades de remédios para 176 milhões por mês. Os principais investimentos serão nos remédios mais procurados nas Farmácias Dose Certa. Entre eles o captopril (para pressão alta) e o diclofenaco de sódio (antiinflamatório). Só do captopril foram distribuídos 3,6 milhões de unidades no primeiro semestre.

A segunda unidade da Furp de Guarulhos foi erguida em seis meses e teve o investimento de R$ 3,2 milhões. Em 2006, a produção de remédios do Estado deverá ter outro salto, com a inauguração da terceira unidade da Furp, em Américo Brasiliense, na região de Araraquara. A previsão é de que a nova fábrica tenha capacidade de produzir 1,8 milhão de ampolas e 100 milhões de comprimidos por mês.

A Furp vem também se preparando tecnologicamente para ampliar os tipos de remédios fabricados. Estão previstos 11 novos remédios, com 27 apresentações no total. Entre eles, os anti-retrovirais efavirenz e nelfinavir. O que vai determinar o início da produção será quebra ou vencimento de patente.