Sorteio definirá as casas das novas famílias que vão morar no conjunto Sorocaba H

Diário de Sorocaba

sex, 07/08/2009 - 9h29 | Do Portal do Governo

Selecionadas entre os moradores das áreas com maior risco de inundação e deslizamentos da cidade, as novas 272 famílias beneficiadas com a segunda fase do Conjunto Habitacional “Sorocaba H” conhecerão na segunda-feira (10) o endereço de suas futuras casas. Um sorteio definirá o futuro imóvel de cada família, em evento a acontecer a partir das 9 horas, no Estádio Municipal (CIC), no bairro de Santa Rosália. 

O procedimento permitirá a assinatura dos contratos pelos beneficiários que ocorrerá em breve e também o processo de transferência desses novos moradores. O prefeito em exercício José Ailton Ribeiro explica que esta etapa “concretizará o sonho da casa própria a estas famílias, deixando para trás a situação de sofrimento causadas em períodos de forte chuva”. 

O “Sorocaba H” resulta de um investimento de aproximadamente R$ 20 milhões, desenvolvido pela Prefeitura, em parceria com a Caixa Econômica Federal e a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado (CDHU). Com cerca de 169 mil metros quadrados de área, ao lado do Conjunto Habitacional “Ana Paula Eleutério”, com a entrega desta segunda fase o “Sorocaba H” completará 484 casas. O local conta com redes de água, esgoto e energia elétrica, asfalto, sinalização viária, paisagismo e uma ciclovia que interliga as avenidas Chico Xavier e Itavuvu. 

As famílias foram selecionadas em regiões com maior risco da cidade, como o Parque São Bento, Mineirão, Central Parque, Vila Barão (Viela Maranhão), Jardim Aeroporto, Nova Esperança, jardins Guadalupe, Henrique e Iguatemi, Retiro São João, Itapemirim, Los Angeles, Pacaembu, Sol Nascente, Vila São Jorge/Sueli Maria, Vila Formosa, Ouro Branco, Jardim Monterrey, Cidade Jardim e Vila dos Dálmatas. Em dezembro do ano passado, foram transferidos os primeiros moradores do novo bairro: 212 famílias oriundas do Parque das Laranjeiras, Jardim Santo André, Conjunto São Joaquim e Jardim Baronesa.

Condições dignas de moradias

Após a realização do sorteio, será definida a data para assinatura dos contratos das famílias com a CDHU, para financiamento dos imóveis. Igual ao da primeira fase, cada casa do “Sorocaba H” tem 45 metros quadrados, com dois quartos, sala, cozinha e sanitário. As prestações, de valor médio mensal de R$ 60,00, terão 20 anos de prazo para o pagamento. 

A exemplo do que aconteceu em dezembro de 2008, o processo de mudança das famílias será organizada pela Prefeitura, com previsão de ser iniciado no final de agosto. Coordenada pelas secretarias de Habitação e Urbanismo e de Cidadania e pela Defesa Civil, a operação mobilizou mais de 80 pessoas durante cinco dias, com mais de 13 horas diárias de trabalho.