Soropositivo pode reproduzir

Jornal da Tarde

qua, 05/05/2010 - 9h10 | Do Portal do Governo

Secretaria do Estado da Saúde divulga programa de reprodução assistida para quem tem o vírus

Enquanto o Ministério da Saúde anunciava a preparação de documento com o objetivo de orientar pessoas com HIV positivo sobre a possibilidade de ter gravidez natural, a Secretaria de Estado da Saúde divulgava, ontem, seu programa de reprodução assistida para soropositivos. O projeto é uma parceria entre o Programa Estadual de DST/AIDS e o Centro de Reprodução Assistida em Situações Especiais (Crase) da Faculdade de Medicina do ABC, que atenderá gratuitamente casais soropositivos ou sorodiscordantes (quando só um dos parceiros possui o vírus) de todo o Estado.

Segundo especialistas, as duas iniciativas refletem a melhoria da qualidade de vida do soropositivo no País. “Torna-se cada vez mais comum os casos de casais de soropositivos que escolhem ter filhos. Esse horizonte já estava aberto, o documento só reforça essa tendência”, diz o médico infectologista e pesquisador da USP, Esper Kallás, referindo-se ao estudo do Ministério da Saúde.

A diretora do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério, Mariângela Simão, afirma que, no Brasil, grande porcentagem dos infectados pelo vírus está em idade reprodutiva e, uma vez que atinge estado de saúde estável, começa a ter o desejo de desenvolver família. Até agora, a orientação a esse grupo variava conforme a opinião individual de cada profissional. Daí a necessidade de se criar um documento que unifique as recomendações do ministério nesses casos.

“A concepção com segurança é um direito”, afirma Maria Clara Gianna, coordenadora do Programa Estadual de DST / AIDS. Tanto no caso da reprodução assistida, feita por meio de inseminação artificial, quanto no caso da gravidez natural, é essencial que os parceiros estejam com carga viral indetectável no momento da concepção e recebam acompanhamento pré e pós-natal. Segundo a Secretaria da Saúde, tomadas as devidas precauções, as chances de infecção do bebê ou do parceiro, no caso da reprodução assistida, são menores do que 1%.

Serviço

Reprodução Assistida para soropositivos:
Rua Santa Cruz, 81, Vila Mariana, São Paulo
Atendimento: às quintas-feiras, a partir das 7h30