Sorocaba vai ganhar mais quatro escolas estaduais; Votorantim uma

Cruzeiro do Sul/Sorocaba

qua, 01/07/2009 - 8h35 | Do Portal do Governo

Mais quatro escolas estaduais de ensino fundamental 2 (5.ª a 8.ª série) serão construídas em Sorocaba, na Vila Barão, Ipanema Ville e Santa Esmeralda, e a quarta para atender as comunidades dos bairros Santa Bárbara, Tropical e Montreal. Já Votorantim ganhará em 2010 uma unidade de ensino fundamental 2 e médio, a beneficiar quem mora na região dos jardins Novo Mundo e Primavera. As iniciativas fazem parte do ‘Convênio de Ação Cooperativa Estado – Município para Construções Escolares, assinado ontem com 80 municípios paulistas e que vai destinar cerca de R$ 60 milhões para a entrega de 129 novas escolas, além da ampliação de outras 26.

Cada uma das novas escolas de Sorocaba será dotada de 12 salas de aula, além das dependências administrativas, num custo estimado de R$ 3 milhões .Caso elas funcionem em três períodos, serão ampliadas em cerca de 5.700 as vagas no ensino médio em Sorocaba. No evento na capital, a cidade esteve representada pelo prefeito Vitor Lippi (PSDB), que em reunião com o secretário de Estado da Educação, Paulo Renato Souza, formalizou a parceria com o governo estadual. Acompanharam Lippi os secretários municipais da Educação (Sedu), Maria Teresinha Del Cistia, e de Obras e Infraestrutura (Seobe), Wilson Unterkircher Filho.

Quanto a Votorantim, quem esteve presente em São Paulo foi o prefeito Carlos Augusto Pivetta (PT), juntamente com o engenheiro da Secretaria de Obras e Urbanismo, Fábio Luiz Rodrigues. Numa reunião técnica, eles receberam as instruções para a celebração de convênio com o Governo do Estado. A dirigente regional de ensino de Votorantim, Iara Rodrigues dos Reis Souza Mateus, também marcou presença no evento e destacou que a partir de agora começam as tratativas para a aprovação do projeto e início das obras. A nova unidade estadual em Votorantim terá oito salas de aulas.

Pivetta, em nota à imprensa, adiantou que está pleiteando a construção de uma outra escola estadual, para atender a região do Jardim São Matheus e Mário Augusto Ribeiro (Prómorar). Atualmente Votorantim conta com 12 unidades escolares do Estado, que atendem 12.607 alunos no ensino fundamental 2 e médio. Em contrapartida, Sorocaba tem 82 escolas da rede estadual, a maioria de nível médio, uma vez que o ensino fundamental é municipalizado.

Pela parceria fica estabelecido que o Estado repassa os recursos e que as prefeituras executam a obra. As verbas serão encaminhadas de acordo com a execução do serviço. Se houver adesão de todos os municípios participantes no encontro, a rede estadual passará a contar com 1.423 novas salas de aula em 54 Diretorias de Ensino (Grande São Paulo, interior e litoral).