Site do Metrô mostra o melhor caminho

Agora

qui, 27/05/2010 - 7h38 | Do Portal do Governo

Com a inauguração de novas estações de metrô, descobrir o caminho mais curto usando o transporte público metropolitano pode ser um desafio. Nesse caso, o simulador de trajeto do site do Metrô é de grande ajuda.

Lançado em 2004, o sistema inclui, além de dados do Metrô, informações sobre as estações da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e sobre os terminais da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos). O usuário aponta os locais de partida e de destino, e o simulador mostra o caminho mais curto.

Só em abril deste ano, foram registrados 109.495 acessos ao sistema. Segundo o Metrô, a linha amarela será incluída no simulador assim que estiver funcionando.

Atualmente, a linha amarela está em fase de operação assistida, das 9h às 15h, sem cobrança de tarifa.

O objetivo do simulador é facilitar a vida do usuário. Ele aponta, inclusive, em qual sentido o passageiro deve embarcar e quais são os pontos de referência da estação.

O usuário também pode abrir um mapa dos arredores para fazer consultas e localizar endereços mais facilmente.

Após a consulta, o site mostra qual o tempo do percurso, sem levar em conta as paradas nas estações –que podem variar conforme o número de passageiros. Ainda não há previsão para a inclusão de trajetos de ônibus no sistema.

Hoje, o metrô de São Paulo é um dos transportes públicos mais utilizados pela população. Ele transporta, diariamente, cerca de 3,4 milhões de passageiros.

Em operação desde o dia 14 de setembro de 1974, o metrô possui 62,3 km de extensão em quatro linhas e 56 estações. As linhas Azul (Jabaquara – Tucuruvi), Verde (Sacomã – Vila Madalena) e Vermelha (Corinthians/Itaquera – Palmeiras/Barra Funda) funcionam a partir das 4h40.

A linha Lilás (Santo Amaro -Capão Redondo), ainda em obras, funciona todos os dias, das 4h40 à meia-noite. O sistema está integrado à CPTM.