Sistemas de travessias recebem R$ 2,1 milhões

A Tribuna - Santos - Sexta-feira, 3 de setembro de 2004

sex, 03/09/2004 - 9h03 | Do Portal do Governo

Da Reportagem

Leopoldo Figueiredo, editor de Porto

O governador Geraldo Alckmin liberou R$ 2,1 milhões ontem, para melhorias dos serviços de transporte de passageiros por barcas em Santos, Guarujá e em outras cidades do Litoral Paulista. De acordo com o secretário estadual de Transportes, Dario Rais Lopes, com esses recursos será possível concluir as reformas dos terminais de Santos (da Praça da República, atrás da Alfândega), a ser entregue ainda esse mês, e de Vicente de Carvalho, em Guarujá, que ficará pronto em novembro.

‘‘Esta era a verba que precisávamos para concluir essas obras, acabarmos de reformar as barcas e até iniciarmos o processo para construção de outros atracadouros no Estado’’, declarou Lopes, no início da tarde de ontem, logo após a reunião com o governador para a liberação do dinheiro. A medida ocorreu durante o II SP ExportAção, evento organizado pelo Governo do Estado com o objetivo de debater estratégias para alavancar o comércio exterior por São Paulo.

Segundo o secretário, no terminal de barcas de Santos, após já ter ocorrido a troca do telhado, a instalação de painéis de vedação e a pintura da estrutura, está prevista a reforma do sistema de tratamento de esgoto da estação. ‘‘A água irá retornar para o canal (do Estuário) com uma qualidade melhor do que veio’’, comentou.

Em Vicente de Carvalho, os trabalhos incluem o revestimento dos sanitários, a reforma do telhado e a revisão das instalações elétricas.

Com a verba, também estão previstas a conclusão das reformas das barcas e a retífica de todos os motores de reserva dessas embarcações. O objetivo da Secretaria é ter todas as peças em condições de operação até o início da temporada de verão, permitindo a subtituição imediata desses equipamentos em caso de defeito daqueles em funcionamento, evitando transtornos no transporte de passageiros.

Dario também planeja iniciar os processos de licitação para a construção dos atracadouros da travessia Iguape-Juréia e do novo píer da balsa entre Cananéia e Ilha Comprida. ‘‘Estas são obras mais simples, para serem feitas em seis meses, mas precisávamos desse dinheiro para iniciarmos o processo de contratação das empresas’’.