Sistema digital melhora a comunicação da PM

EPTV/Campinas

qua, 01/04/2009 - 10h00 | Do Portal do Governo

Nova sistema vai monitorar atendimentos, diminuir trotes e impedir escutas das conversas policiais

A Polícia Militar ampliará a utilização da comunicação digital, que está sendo testada no Estado de São Paulo desde 2004. O novo sistema vai monitorar atendimentos, diminuir trotes e impedir escutas das conversas policiais.

Em Campinas, uma das primeiras cidades a receber a nova tecnologia, já é possível avaliar os resultados. “Nós temos privacidade, não existe a possibilidade de que outras comunicações interfiram na nossa ou nos escutem”, afirma o chefe do Copom de Campinas, Capitão Ricardo Arantes.

O sistema funciona como uma rede. A central que recebe os chamados de emergência registra a hora do início da ligação, o tempo de duração e o número do telefone que fez a chamada. A conversa também é gravada e fica no arquivo da PM.

Em outra sala, os policiais recebem as informações sobre a ocorrência pela rede e as repassam para as viaturas. Graças ao novo sistema, é possível fazer estatísticas sobre a duração das conversas e sobre o tempo médio gasto pela viatura para chegar na ocorrência.

De acordo com o professor de Engenharia Elétrica da USP de São Carlos, Luiz Gonçalves Neto, o sistema de comunicação digital é vantajoso. “É mais seguro que o sistema analógico. A voz é cifrada então fica impossível grampear esse canal de voz e escutar o que está sendo conversado”, explica.

Ribeirão Preto também já utiliza a comunicação digital. Na cidade, o sistema deve auxiliar na diminuição dos trotes telefônicos. A PM fez um levantamento, que será encaminhado ao Ministério Público. Nele, o sistema identificou horários de pico de trotes, feitos, em sua maioria por crianças.

Outra grande mudança ocorreu na comunicação com os policiais. O rádio digital tem um sensor que dispara um alarme e avisa a central se o aparelho estiver longe do PM.

A Secretaria Estadual de Segurança Pública garante que a tecnologia também ajudará a fiscalizar o trabalho dos policias. “O sistema nos permite uma análise muito técnica e muito profunda da forma como está sendo utilizado o número 190”, afirma o chefe do Copom de Ribeirão Preto, Capitão Paulo Wilhelm de Carvalho.

Segundo a assessoria de imprensa da secretaria, ainda não há um prazo para o sistema de comunicação digital ser instalado em todas as cidades da região.