Sistema calcula chance de emprego

O Estado de S. Paulo

ter, 17/11/2009 - 7h52 | Do Portal do Governo

Trabalhador alimenta programa que verifica qual a possibilidade de obter vaga no mercado de trabalho 

Será anunciada hoje, em São Paulo, uma nova ferramenta tecnológica para calcular a possibilidade de colocação no mercado de trabalho para quem está desempregado. O sistema, batizado de Termômetro Nacional do Emprego, foi desenvolvido pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), ligada à Universidade de São Paulo. 

O sistema pode ser acessado por trabalhadores de várias regiões metropolitanas em todo o País, como São Paulo, Porto Alegre, Salvador, Recife, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. 

A ferramenta poderá ser acessada a partir de hoje pelo www.termometrodoemprego.sp.gov.br

Para consultar seu grau de empregabilidade, o internauta deve entrar no endereço eletrônico e responder a questões pessoais como idade, sexo, grau de instrução, estado civil e número de filhos. No campo profissional, são solicitadas informações como experiência profissional, renda mensal por domicílio e há quanto tempo o internauta está procurando emprego. 

O sistema processa as informações e fornece um porcentual de empregabilidade, que pode variar de 0 a 100. Esse número representa as chances do trabalhador de conseguir vaga no mercado de trabalho nos próximos 30 dias. A ferramenta também mostra uma estimativa média de remuneração e o tempo estimado que o trabalhador deverá permanecer no novo emprego. 

Simulação feita pela reportagem mostrou que uma pessoa do sexo feminino, de 30 anos, moradora da Grande São Paulo e com curso superior completo tem fator 7, ou 7% de chances de conseguir emprego nos próximos 30 dias.