Siemens aposta nas inovações da Unicamp

Correio Popular - Campinas - Sexta-feira, 21 de maio de 2004

sex, 21/05/2004 - 9h17 | Do Portal do Governo

Com o Portal da Tecnologia, multinacional pretende mapear as pesquisas científicas da universidade e investir nas suas áreas de interesse

Ana Carolina Martins, da Agência Anhangüera

Uma parceria entre a Siemens do Brasil e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) promete renovar as relações entre o setor de desenvolvimento científico da instituição e a iniciativa privada. O projeto Portal da Tecnologia, uma proposta inédita no Brasil, que começou no final de 2003, pretende mapear as linhas de pesquisas feitas na universidade na área de engenharia e tecnologia. “O objetivo é nos aproximar desse centro de excelência, com a pretensão de trazer ao País novos laboratórios de tecnologia da Siemens mundial, isto é, liderar daqui, com pesquisa nacional, o desenvolvimento de novos produtos”, explica o diretor Regional – Campinas, engenheiro Herverton Horacek Majczak.

Outra forma de atuação, segundo ele, será o investimento direto tanto nas linhas de pesquisa de produtos e serviços quanto na contratação direta para a elaboração de projetos para clientes. Embora não divulgue cifras, o diretor afirma que, em decorrência do número de centros tecnológicos e universidades, Campinas é hoje a ‘menina dos olhos’ da multinacional no Brasil nos quesitos de inovação e criação.

“Queremos identificar as áreas que nos facilitem a captação de investimentos nas áreas de comunicação móvel, telefonia celular e aplicativos diversos”, justifica Majczak.

Em junho, a Siemens realiza em São Paulo um workshop com a participação de pesquisadores, docentes e alunos da Unicamp para apresentar um painel de interesses da empresa. “Queremos montar para cada projeto que nos interessa uma simulação completa, incluindo propostas de investimento e acompanhamento”, explica o diretor.

Atuação estratégica

A Regional de Campinas da Siemens, que integra todo Interior de São Paulo e o Estado do Mato Grosso do Sul, representa hoje 7% do faturamento nacional da empresa. As filiais ficam no Galleria Plaza, em Campinas, e em Ribeirão Preto, e têm um total de 20 funcionários.

Segundo avaliação da companhia, toda a base de telefonia atual das empresas campineiras é um mercado potencial para a instalação de novas soluções desenvolvidas por ela.

O diretor regional avalia que o momento ainda é de redimensionamento do setor de telecomunicações. “Depois de um boom e de uma superestimação de demanda, as empresas que atuam nesta área estão agora buscando seu espaço. Sobreviverão as que estiverem mais estruturadas e embasadas nas necessidades do mercado”, avalia.

Solução para a rede de varejo Covabra vira case

Nem só de prover soluções de telecomunicações empresariais para as grandes companhias vive a Siemens do Brasil. Atuando em três grupos distintos (Indústria, Prestação de Serviços/Varejo e Agribusiness), a regional de Campinas vem se destacando também junto às médias empresas. Um exemplo é o da rede de supermercados Covabra, fundada em 1979 em Limeira.

Usada como case para o segmento, a rede, frente ao crescimento de suas filiais pelo interior, se viu frente ao desafio de implantar um sistema que integrasse os vários departamentos de gestão empresarial, controlasse estoques e pedidos de vendas e ainda reduzisse o custo da comunicação entre as filiais, aproveitando a infra-estrutura de rede já existente.

Para compor um projeto global, a Siemens contou com a parceria da consultoria Kachan. Foram aproveitados todas as conexões de rede, aparelhos analógicos e terminais de telecomunicações. O resultado foi a otimização dos recursos e a redução dos custos. “A maior vantagem é que todo sistema de telefonia da rede tem tarifação centralizada. Quanto ao modelo de gestão, hoje é possível, a partir da matriz, acompanhar à distância todas as operações, garantindo uma visão global de cada filial”, comemora o diretor de informática da rede de supermercados Covabra, Dioner Carlos dos Santos.

História

A implantação do sistema integrado é considerado um importante passo para a Covabra, que iniciou suas atividades em 1955, como um pequeno açougue, com apenas uma balança e um balcão. Hoje, a rede tem lojas em Campinas, Limeira, Capivari, Itatiba, Pirassununga e Rio Claro.

Em 1989, o supermercado de Limeira foi um dos primeiros a introduzir o leitor óptico em todos os caixas da loja. “Estamos com a Siemens há uma década e essa relação é baseada em confiabilidade, além da observação positiva da relação custo benefício” , avalia Dioner.