Shoppings entram em liquidação na quarta

Jornal da Tarde - Segunda-feira, dia 17 de julho de 2006

seg, 17/07/2006 - 11h16 | Do Portal do Governo

LIQUIDA SP Consumidor poderá encontrar de roupas a jóias com até 70% de desconto

RODRIGO GALLO, , rodrigo.gallo@grupoestado.com.br

A Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) vai promover entre os dias 19 e 23 de julho a 18ª edição da Liquida São Paulo, uma grande queima de estoque de roupas das coleções outono-inverno. Durante o período, os consumidores poderão encontrar preços até 70% menores do que no restante do ano.

A Alshop informou que cerca de 20 shoppings deverão participar do saldão de ofertas, como ocorreu nas edições anteriores do evento. Cinco já confirmaram o ingresso na mega liquidação: Frei Caneca, Aricanduva, Metro Tatuapé, ABC (Santo André) e Internacional Guarulhos (Guarulhos). De qualquer forma, as promoções devem se estender para outros shoppings da Capital e Grande São Paulo.

Segundo a associação de lojistas, os consumidores poderão encontrar produtos variados em promoção, como jóias, calçados e até mesmo aparelhos eletrônicos – todos com preços reduzidos.

Roupas

Ainda assim, o principal foco do saldão é o setor de vestuário. O motivo é que os comerciantes precisam liquidar a coleção atual para abastecer as prateleiras com as novas mercadorias de primavera-verão. De acordo com o presidente da Alshop, Nabil Sahyoun, a Liquida São Paulo é uma oportunidade para que os lojistas vendam os produtos encalhados numa época de queda nos índices de vendas em diversos segmentos.

Com o saldão, os lojistas da Capital e Grande São Paulo esperam um aumento de cerca de 12% nas vendas, durante os cinco dias de promoções. Além disso, os shoppings devem receber uma média de público 15% maior do que nos dias normais. Todos as lojas e centros comerciais participantes da 18ª edição da Liquida São Paulo estarão identificados por adesivos nas vitrines, banners e cartazes com o logotipo do evento.

Este é o oitavo ano consecutivo que a Alshop promove a liquidação. O evento, inclusive, já foi incorporado ao calendário oficial de São Paulo.

A queima de estoque ocorre numa parceria com a Secretaria da Fazenda do Estado, que possibilita aos lojistas participantes a extensão do prazo de recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) por 30 dias. A ampliação do prazo, autorizada pelo governo do Estado, vai incidir sobre o volume de vendas relativo ao mês de julho, e não apenas sobre as realizadas nos cinco dias da Liquida São Paulo.

A edição anterior do evento havia sido realizada entre 15 e 19 de fevereiro e contou com a participação de seis mil lojas e cerca de 20 shoppings da Capital e da Grande São Paulo.