Setor florestal ganha qualidade e retoma o banco de dados

O Estado de S. Paulo - Suplemento Agrícola - 9/4/2003

qua, 09/04/2003 - 11h22 | Do Portal do Governo

Tânia Rabello


Depois de quatro anos sem ser publicado, foi relançado, na semana passada, o Boletim Florestar Estatístico – Informativo do Setor Florestal Paulista, produzido pela Fundação Florestal em parceira com o Fundo de Desenvolvimento Florestal (Florestar), da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Trata-se de uma importante fonte de dados e informações para o setor produtivo e extrativista e toda a cadeia que envolve o setor.

São mil exemplares da edição de número 14, que já estão sendo distribuídos pela Fundação Florestal.

Impressa em papel reciclado, a publicação está com projeto editorial totalmente reformulado, voltada à abordagem de temas atuais e demandas setoriais surgidas recentemente, conforme o editor-executivo do boletim, Luís Fernando Feijó.

Escassez – Presente ao lançamento, o diretor do Programa Nacional de Florestas do Ministério do Meio Ambiente, Tasso Rezende de Azevedo, destacou a importância de um boletim como esse para o meio florestal: ‘Diante da perspectiva de escassez de madeira até 2004, uma publicação como essa é importantíssima para que tenhamos dados confiáveis para formular programas de expansão da base florestal brasileira’, disse, ressaltando o déficit, também, de informações e dados estatísticos confiáveis e primários (de fonte original) no setor.

A estrutura editorial da revista, conforme explica o diretor do Fundo Florestar, Eduardo Pires Castanho Filho, é composta por artigos, políticas públicas, situação florestal, suporte à produção, mercado e informações socioeconômicas, técnicas e ambientais. Neste número, os artigos abordam temas como a importância dos pequenos fragmentos florestais; a necessidade de conservação e recomposição da araucária; bases para um programa estadual de florestas; mapeamento e quantificação do reflorestamento no Estado de São Paulo e recuperação com espécies nativas.

Estatísticas – Na área de políticas públicas, há reportagem sobre o programa de microbacias hidrográficas e fontes de financiamento para projetos florestais. Quanto às estatísticas, o setor poderá ter acesso a números que indicam a situação florestal no Estado, como áreas reflorestadas, cobertura vegetal natural, distribuição da reposição florestal, além do programa de incentivo à madeira de lei.

Além disso, no capítulo referente ao suporte à produção, há preços de sementes de essências florestais, nativas e exóticas; valor de terra nua; custo médio operacional de máquinas agrícolas e custos médios de serviços florestais. Quanto ao mercado, o setor tem disponíveis preços médios mensais de madeiras, de produtos florestais, preços recebidos pelos produtores de borracha, de plantas medicinais e aromáticas, e vários dados sobre celulose e papel. Finalmente, no capítulo sobre informações técnicas, econômicas e socioambientais, há dados como espécies produzidas por viveiros florestais, relação de madeiras comerciais para reflorestamento, com nome popular, científico e usos e legislação no Estado de São Paulo sobre florestas.

Serviço:
Florestar Estatístico, Fundo Florestar, Rua do Horto, 931, CEP 02377-000, São Paulo (SP), (0–11) 6997-5068, e-mail fest@floresta.org.br