Setembro terá um dia para entrega de embalagens de agrotóxicos

O Serrano/Serra Negra

seg, 24/08/2009 - 12h06 | Do Portal do Governo

A Coordenadoria de Assistência Técnica Integral – CATI, órgão da Secretaria de Estado da Agricultura usará o Recinto de Exposições do Bairro das Palmeiras para receber embalagens vazias de agrotóxicos dos produtores rurais do município. Tal recebimento ocorrerá no dia 17 de setembro, das 9h às 15h e só serão aceitos recipientes limpos através de uma tríplice lavagem. Segundo o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias – INPEV, a educação e conscientização do agricultor sobre a correta realização da lavagem e devolução das embalagens é uma responsabilidade tripartite que deve ser exercida pelo poder público, distribuidores e fabricantes de defensivos agrícolas. 

Em 2003, foi lançada a campanha para conscientização de agricultores “A natureza precisa de você”, composta pelas etapas “Lave-me” e “Devolva-me” com o objetivo de educar o agricultor quanto as responsabilidades previstas na Lei Federal 9.974/00.

Para dar continuidade ao processo educativo iniciado pela campanha “A Natureza Precisa de Você” e para ampliar a conscientização de agricultores sobre os corretos procedimentos a serem realizados com as embalagens vazias de fitossanitários, foi lançada em abril de 2006, em parceria com o Governo Federal, a campanha “Devolução de embalagens vazias – Olimpio”. 

Em agosto de 2007, outra campanha educativa foi lançada, dessa vez, dirigida aos Estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás, intitulada “Devolva Certo”, com o objetivo de orientar agricultores e trabalhadores rurais sobre a forma correta de proceder com a devolução das suas embalagens.

O principal motivo para dar destinação final correta para as embalagens vazias de agrotóxicos é diminuir o risco à saúde das pessoas e de contaminação do meio ambiente. Como a maioria das embalagens é lavável, é fundamental a prática da lavagem para a devolução e destinação final correta. 

O agricultor deve preparar as embalagens vazias para devolvê-las nas unidades de recebimento, considerando que cada tipo de embalagem deve receber tratamento diferente:

1. Esvaziar totalmente o conteúdo da embalagem no tanque do pulverizador;

2. Adicionar água limpa a embalagem até 1/4 do seu volume;

3. Tampar bem e agitar por 30 segundos;

4. Despejar a água da lavagem no tanque do pulverizador;

5. Inutilizar a embalagem plástica ou metálica, perfurando o fundo;

6. Armazenar em local apropriado até o momento da devolução.