Sessão solene faz homenagem aos 72 anos da Revolução de 32

O Estado de S. Paulo - Quinta-feira, 8 de julho de 2004

qui, 08/07/2004 - 9h00 | Do Portal do Governo

Governador e presidente do TJ receberam colar Carlos de Souza Nazareth

O governador Geraldo Alckmin, representado pelo vice-governador Cláudio Lembo, e o presidente do Tribunal de Justiça (TJ), Luiz Elias Tâmbara, receberam ontem o colar Carlos de Souza Nazareth, na sessão solene que comemorou o 72.º aniversário do Movimento Constitucionalista de 1932. O ato foi realizado no Salão do Júri do TJ, na Praça da Sé.

Nazareth era presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) em 32 e se engajou na revolução, arrecadando recursos, chamando voluntários e ajudando na logística do movimento. Na ACSP, iniciou a campanha de doação de ouro ‘para o bem de São Paulo’. Foi preso e levado para a Casa de Correção no Rio. Depois, exilou-se em Portugal, onde permaneceu por dois anos. De volta a São Paulo, foi eleito deputado e ocupou a presidência da Bolsa de Mercadorias.

‘É uma honra para o Tribunal de Justiça comemorar esta data’, disse Tâmbara, pouco antes de receber a distinção. ‘A Revolução de 32 resultou na restituição da normalidade constitucional do País. Embora perdesse nas armas, venceu o povo de São Paulo.’

Durante a cerimônia, o veterano Francisco de Paula Machado de Campos, de 92 anos, ex-soldado do Batalhão 14 de Julho, pediu a palavra e foi muito aplaudido. ‘Esses 800 homens que estão no mausoléu (onde está o Obelisco) têm de ser permanentemente lembrados’, disse. ‘Que o 9 de julho seja para São Paulo o Dia D.’

A homenagem é conferida pela ACSP desde o ano passado a personalidades que se destacam por seus atos de cidadania. Também foi agraciado o presidente da Assembléia, Sidney Beraldo.